44º SAC terá 51 obras compostas por 29 artistas

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra abre no dia 28 de setembro, às 20h, o 44º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A edição contará com 51 obras, compostas por 29 artistas, selecionados entre os 411 inscritos.

Entre eles, estão os piracicabanos Fernando Lessa (com as obras “Amy 1” e “Mirna”), Gustavo Torrezan (“Invenire”) e Thiago Fernandes (“Impressão Radiográfica I”, “Impressão Radiográfica II” e “Preso Neste Espaço”). Seis artistas serão premiados. Rodrigo Cass, de São Paulo, receberá o Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal de Piracicaba, pelas obras “Arma Branca” (obra audiovisual) e “Lição de Espaço Concreto” (concreto sobre papel). O também paulistano Henrique César é o vencedor do Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba por “Endoscopia” (audiovisual)

Serão contemplados com o Prêmio Leitura Pública e Análise de Portfólio – cujas atividades acontecem no dia seguinte à abertura, sábado, 29 – Os piracicabanos Gustavo Torrezan e Fernando Lessa, o paulistano André Terayama e o carioca André Griffo. As leituras acontecem a partir das 14h na Pinacoteca e serão realizadas pelos jurados Mario Gioia, Ana Maria Maia e Luiza Proença).

Os três jurados que farão as leituras públicas compõem a Comissão de Seleção e Premiação. A Comissão Organizadora é formada por Lauro Pinotti, Gabriel Petitto, Luisa Libardi e Nathalia Fuchs, além da presidente Amanda Kistemann Eltz.

“Entre os contemplados com os Prêmios Aquisitivos em 2012 tivemos dois vídeos, o que evidencia as novas linguagens artísticas que se tornam cada vez mais recorrentes, além de mostrar que a arte contemporânea não está restrita à objetos palpáveis. Há muito além disso e um trabalho muito grande por trás, com todo um conceito possibilitado por pesquisas realizadas por cada artista”, explica Amanda Kistemann Eltz.

PROGRAMAÇÃO

A programação do 44º SAC contará ainda com a palestra ministrada por Augusto Sampaio, que acontecerá no dia 29 de setembro, às 11h, no Sesc. “A palestra abordará as intervenções urbanas e segue nosso objetivo de estender as discussões à toda a população, não estando restrito apenas aos artistas”, conta Amanda.

O Centro Cultural Martha Watts recebe, a partir do dia 2 de outubro, a exposição paralela “Trabalhos do Acervo Contemporâneo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra”, que fica aberta até o dia 26 de outubro.

Ao longo do período do salão, 6 ateliês da cidade realizam o projeto “Curto Circuito”. Tratam-se de espaços auto-geridos que contarão com atividades paralelas ao longo do SAC (exposições, performance, música e lançamento de livro), com aberturas entre os dias 22 e 29 de setembro. Os espaços são: Casa do Salgot ateliê cultural, Marilu Espaço de Arte, Atelier São Nikolao de Mira (antigo Lao), Espaço Cultural Bloco da Ema, Ateliê Brasil Arteiro e Estúdio Aragem.

“O Salão de Arte Contemporânea, que chega em 2012 ao incrível número de 44 edições ininterruptas e caminha a passos largos para sua 50ª edição em 2018, é sempre motivo de orgulho para toda a população de Piracicaba, que se acostumou a vivenciar o que há de melhor quando o assunto são as manifestações artístico-culturais. Em continuidade às edições anteriores, o 44º SAC tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística contemporânea, além de fortalecer o evento cada vez mais”, completa a secretária Rosângela Camolese.

SERVIÇO

Abertura do 44º SAC (Salão de Arte Contemporânea). Abertura: sexta-feira, 28/09, às 20h na Pinacoteca Municipal (rua Moraes Barros, 233, centro). Visitação até 28/10, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h. Entrada gratuita.

Palestra com Augusto Sampaio. Sábado, 29/09, às 11h no Sesc (rua Ipiranga, 155, centro). Entrada gratuita.

Prêmios Leituras Públicas e Análises de Portfólio do 44º SAC. Sábado, 29/09, a partir das 14h na Pinacoteca Municipal. Entrada gratuita.

Exposição “Trabalhos do Acervo Contemporâneo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra”. De 02 a 26 de outubro no Centro Cultural Martha Watts. Entrada gratuita.

Projeto “Curto Circuito”. Ao longo do período do SAC, em 6 diferentes ateliês de Piracicaba. As aberturas em cada espaço acontecem entre os dias 22 e 29 de setembro.

Deixe um comentário