Arraiá Nordestino de Piracicaba

Com muito forró pé de serra e animação, o primeiro Arraiá Nordestino de Piracicaba conta com mais de 30 shows. Com início no feriado de Corpus Christi (19), a Festa segue até domingo (22), das 10h às 23h, ao lado do Casarão Turismo, na Rua do Porto.

Serão apresentadas várias danças típicas tradicionais neste primeiro Arraiá Nordestino de Piracicaba, como Quadrilha, Bumba meu Boi, Dança do Coco, Passos do Abestado, Maracatu, entre outras.

“Esta festa está trazendo um pouco da cultura junina do nordeste para Piracicaba, até então, mostrada apenas através da televisão e das estórias folclóricas contadas pelas pessoas”, afirma Fabíola Moraes, a presidente do CTN (Centro de Tradições Nordestinas).

Para Rogério Constantino, diretor social da Quadripira (Grupo de Dança Folclórico Junina da Melhor Idade de Piracicaba), que foi criada em 2004, “não se pode deixar morrer essa diversidade”. Com o tema “Neymar i Neymenos noíz trupika + num kai!”, o grupo conta com mais de 50 integrantes e esse ano vem homenageando a nossa Seleção Brasileira em busca do hexacampeonato mundial. “E tem gente na fila de espera para participar no próximo ano”, comemora Constantino.

Já a maranhense Lane Melo, conta que se apresentou pela primeira vez com o Bumba meu Boi em 2005, com um boi de papelão na praça do Parafuso, e que para esse ano o boi veio do Maranhão totalmente cru. “Quero resgatar a cultura, a animação, nossa apresentação terá pandeiros, matracas, danças das índias, a Amazônia, enfim, uma mistura de festa”, ressalta Lane.

Quem também se apresentará no Arraiá Nordestino é a quadrilha Guarantã, que foi criada em 1996. Atualmente, presidida por Sergio Regonha, o grupo se apresenta com sua tradicional quadrilha caipira, inovando nas coreografias.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, este evento é importante para manter a cultura nordestina na cidade e ao mesmo tempo compor os eventos turísticos apreciados pelo público que visita a Rua do Porto de Piracicaba.

E para repor as energias perdidas com tantas danças, poderão ser saboreados nas barracas delícias do milho, tapioca, chopp, canjica, cachorro quente, minipizzas, pastel, vinho quente, acarajé, vatapá e o tradicional cuscuz paulista e nordestino.

A organização do evento é da Eco Promoções, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretária do Turismo.

SERVIÇO:

Arraiá Nordestino de Piracicaba
Dias e horário: 
19, 20, 21 e 22 de junho, das 10h às 23h
Local: ao lado do Casarão do Turismo, na Rua do Porto – Av. Alidor Pecorari, s/n
Informações sobre o evento: Centro de Tradições Nordestinas – Telefone 3035.2565
Entrada Franca

Deixe uma resposta