Coletivo Brasil leva arte brasileira a Portugal
O Coletivo Brasil, projeto artístico idealizado pelo artista visual e curador Lauro Monteiro, chega ao seu quinto ano levando arte brasileira a Portugal. Firmado numa parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras – Gabinete de Cultura, de responsabilidade de Ana Umbelino, o projeto acontece no âmbito do Arte ao Centro e reúne artistas brasileiros em exposição coletiva, oficinas de inclusão social pela arte e residências artísticas na cidade, que fica próxima a Lisboa.
Unindo artista de três regiões do Brasil, o projeto, em 2019, conta com representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco. Pintura, fotografia, arte têxtil, xilogravura, música, arte-terapia, colagens e literatura estão em pauta, envolvendo dezoito representantes brasileiros em produção e residência artísticas.
Uma destas artistas é Renata Ghiroto, radicada em Piracicaba/SP. Renata é arquiteta urbanista e estudou desenho clássico e pintura em óleo sobre tela. Ela participa no formato de produção artística com colagens e seu trabalho será exposto em Portugal.
“As colagens apresentam elementos oriundos de outros trabalhos meus. Fotografo obras originais de minha autoria, imprimo e depois reutilizo-as nas minhas colagens. Portanto, posso reinventar inúmeras composições diferentes, mantendo um caráter totalmente autoral”, comenta a artista.
Na produção artística, os trabalhos de treze deles estarão expostos na Galeria Municipal Paços, em Torres Vedras, enquanto em residência artística cinco artistas estarão presentes em Portugal apresentando seus trabalhos. O Coletivo Brasil acontece dos dias 4 a 25 de outubro, na Galeria Municipal Paços, na cidade de Torres Vedras, em Portugal.