Cia Ballet Stagium apresenta espetáculos de dança no Sesc Piracicaba

Ballet Stagium no Sesc Piracicaba_Crédito Arnaldo J. G. TorresA Ballet Stagium, uma das companhias de dança mais tradicionais e respeitadas do país, estará no Sesc Piracicaba em 24 de março (sexta-feira), para apresentar dois espetáculos de seu repertório: Memória e Preludiando. As apresentações acontecerão a partir das 20h no Ginásio da unidade local e os ingressos são limitados, gratuitos e devem ser retirados no dia.


Sobre o Ballet Stagium – “Memória” e “Preludiando”


Um dos princípios do Ballet Stagium evidente em sua trajetória de 46 anos é de reinterpretar o passado poético do ponto de vista do presente, escavar entusiasticamente o passado é construir uma linguagem com força de comunicação para outras dimensões, principalmente num momento altamente desprovido de percepção de nosso universo simbólico.

Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Stagium ao longo destes 46 anos. Tomando como fio condutor o sistema coringa, os bailarinos se transportam para algumas das propostas do Stagium exploradas desde a sua fundação em 1971. De obras como “Jerusalém”, de 1974, que recebeu na época o Grande Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), o espetáculo dá um salto para “Kuarup”, de 1977, que denuncia o genocídio das nações indígenas no Brasil. Na sequência, obras como “Coisas do Brasil”, de 1979, e “Saudades de Elis” de 1997, além de produções que evocam as músicas de Piazzola, Ary Barroso e Chico Buarque, também compõem esta síntese histórica, em constante trânsito entre tradição e ruptura. Fundamental trazer à luz para as novas gerações a história de maneira peculiar promovendo a reflexão e dialogando com a contemporaneidade.  Para a pesquisadora e crítica em dança, Cássia Navas, “… o Stagium segue sendo um moderno laboratório para a criação da arte, a dança se urdindo a partir de uma dramaturgia que subjaz a um país, sua história, seus personagens, sua vida e suas canções…”.

Preludiando, de 2016, é mais do que uma coreografia, é uma tomada de posição. Nesta obra a prioridade está nos bailarinos e nos movimentos que eles desenham no espaço com a força e emprenho. Preludiando chama a atenção para a maneira de lutar pela sobrevivência sem abrir mão de seus valores. Décio Otero e Márika Gidali nos fazem olhar para um traço fundamental na linguagem que vem desenvolvendo há 46 anos, que coletaram nos encontros do Staguim com um Brasil que ainda não havia tido contato com este tipo de dança. Nesse momento, o Stagium reafirma as escolhas que pavimenta o seu percurso ao resgatar o compositor brasileiro Claudio Santoro do esquecimento no qual tem sido mantido.


SERVIÇO
Ballet Stagium no Sesc Piracicaba

Quando: 24 de março, sexta, 20h
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292

Deixe uma resposta