Concurso do cartaz comemorativo dos 40 anos do Salão de Humor encerra inscrições na quarta-feira

A expectativa para o aniversário de 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba é grande e os preparativos começaram com o concurso para a escolha do cartaz. A inscrição é gratuita e o regulamento está no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Contemplado em lei municipal, o concurso oferece ao vencedor prêmio aquisitivo de R$ 4.000.

O diretor do CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, explica que os cartazes devem remeter, com criatividade, à importância histórica do Salão. “Além de comemorar a data, o concurso pretende levantar a discussão sobre a função social do evento”, comenta Grosso, autor dos cartazes em 1993 e em 2007.

Grandes nomes do humor já assinaram cartazes para o Salão, como Glauco, Ziraldo, Zélio, Millôr Fernandes, Angeli e Laerte, entre outros. “Os cartazes se tornam marcos para o Salão ao refletirem, por vezes, momentos históricos e criticarem a realidade brasileira, sem abrir de mão do humor”, comenta a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

As inscrições podem ser feitas por profissionais e amadores, individualmente ou em equipe. Os cartazes, no máximo dois por autor, devem ser apresentados nos formatos digital e impresso. Para se inscrever, o autor deve preencher a ficha de inscrição disponível no site oficial e postá-la junto com o cartaz impresso ou entregá-los pessoalmente no CEDHU.

Clareza de comunicação, impacto visual, qualidade estética, originalidade e viabilidade técnica são critérios a serem avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco profissionais de design gráfico, cartunistas e outros nomes que serão indicados pela Secretaria da Ação Cultural.

MEIO AMBIENTE – A próxima quarta-feira (31) também é o último dia da mostra paralela O Humor é Verdade, na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. As visitas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Tema amplamente debatido por especialistas e sociedade civil, o meio ambiente serviu de inspiração para os cartunistas. Além de brasileiros, há trabalhos de artistas de diversos países, como Azerbaijão, Índia, Ucrânia, China, Grécia e Argentina, entre outros. Há também uma fotografia, de autoria do repórter fotográfico Antônio Trivelin, de Piracicaba.

Para compor a paralela, os organizadores selecionaram 27 trabalhos expostos no Salão em 2010, quando foi implantada a categoria temática. As obras abordam o consumismo desenfreado, a força do capitalismo, a poluição nas grandes cidades, a escassez de água e vários outros problemas atuais.

Para o diretor das Faculdades Dom Bosco, Pe. José Ailton Trindade, a mostra é uma forma criativa e inteligente de conscientização. “É uma honra contribuir com a promoção da Cultura e fazer parte do Salão de Humor abrigando uma de suas paralelas em defesa da vida”, diz Trindade.

Deixe uma resposta