Exposição no Museu Prudente contempla futebol brasileiro como expressão cultural

imagesCompondo a programação do projeto “2014 – Pira na Copa”, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, abre na próxima terça-feira, 10 de junho, a exposição “Bola pro mato, que o jogo é de campeonato…”. A entrada é gratuita.

A mostra contempla o futebol brasileiro como expressão cultural e consolidação de uma memória coletiva e conta com participações especiais dos fotógrafos Pauléo Tibério e Claudio Coradini, além da colaboração de Alessandro Dimétrio Franco (Chapinha), Dinival Tibério, Augusto Gava, Osni Vasca e Sylvino Torrezan.

“O objetivo é permitir o acesso dos visitantes a uma mostra de símbolos do futebol, visando não apenas o entendimento da modalidade esportiva, mas também a compreensão do esporte como um instrumento da tradição e da diversidade cultural piracicabana”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

PIRA NA COPA – No ano em que o Brasil recebe um dos maiores eventos esportivos do mundo, Piracicaba será agraciada com uma programação cultural e educativa de primeiríssimo nível. Diferentes espaços culturais da cidade geridos pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Ação Cultural (SEMAC) e Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) realizam a partir do dia 30 de maio, o evento intitulado “2014 – Pira na Copa”, que se estenderá por toda a Copa do Mundo.

Tendo como diretriz o acesso da população à cultura, as exposições acontecerão em espaços localizados na área central da cidade que possuem afinidade com a temática do evento cultural, além de entrada gratuita: Célula MISP – Museu da Imagem e do Som (Estação da Paulista); Centro Cultural Martha Watts; Museu Luiz de Queiroz; Museu de Animais Taxidermizados do Zoológico Municipal e Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Mirante; Museu Prudente de Moraes; Pinacoteca Municipal Miguel Dutra e Rodoviária Intermunicipal (que recebe trabalhos do CEDHU – Centro Nacional do Humor Gráfico.

A programação foi montada em conjunto, pelos representantes de cada um dos espaços participantes. “Piracicaba é uma cidade privilegiada, que cultua sua raíz e apresenta fortes aspectos de manifestações culturais locais seguindo preceitos da tradição, onde deparamos com fortes indícios enraizados no costume local, dentre eles o futebol”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese. “Com isso, a Copa do Mundo pode ser compreendida não apenas como uma prática esportiva, mas como um bem cultural, por se encontrar em domínio da vida social, gerando sentimento de identidade”, completa a secretária.

 

SERVIÇO

Exposição “Bola pro mato, que o jogo é de campeonato…”Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641, Centro). Abertura: 11/06.Visitação: até 20/07, de terça-feira a domingo das 9h às 17h. Informações: (19) 3422-3069. Entrada gratuita.

 

Deixe um comentário