A festa dos 100 anos da Sapucaia

sapucaia

Arquivo

O centenário da árvore-símbolo de Piracicaba, a Sapucaia, será comemorado neste feriado, dia 15 de novembro. O evento, que acontece nas proximidades do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, terá plantio de 100 mudas. Também lembrará os 105 anos do Esporte Clube XV de Piracicaba, os 22 anos da Banda da Sapucaia e os três anos da Associação dos Amigos da Sapucaia.

O evento foi uma iniciativa da presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), professora Valdiza Caprânico, em parceria com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), após conversas com o secretário da Pasta, José Otávio Menten, e os funcionários do Viveiro de Mudas. Foi discutida a possibilidade do plantio das 100 mudas de sapucaia pelos parques e jardins públicos de Piracicaba. A ideia prosperou e foi ampliada com os convites para participação também do XV de Novembro e da Associação dos Amigos da Sapucaia.

Em reunião realizada no IHGP, a programação foi definida. No dia 27/10, as primeiras três mudas de sapucaia foram plantadas no Centro Esportivo do bairro Cecap, localizado na avenida Eurico Gaspar Dutra, evento que marcou o início das comemorações do centenário. Novos plantios, até completar as cem mudas comemorativas, acontecerão nas cinco regiões geográficas da cidade.

Para o dia 15 de novembro, às 11h, estão previstas a fala da presidente do IHGP, Valdiza Caprânico, cujo avô, Antonio Caprânico, teve a iniciativa de plantar a sapucaia, para celebrar justamente o final da I Guerra Mundial, em 1918. O IHGP prestará ainda homenagens ao representante do XV de Novembro, e neto de Antonio Capranico, José Antonio do Amaral Capranico, conselheiro do clube. Na ocasião será oferecido pelo XV o tradicional bolo pelo seu aniversário.

Também serão homenageados o prefeito Barjas Negri e o secretário José Otávio Menten. No rol dos homenageados, todos os fundadores da Banda da Sapucaia, Antonio Claret Carraro, Paulo Sérgio Tomazielo, Graça Tomazielo, Ricardo Santana de Arruda Leme, Rubens Santa de Arruda Leme, José Roberto Fernandes, Paulo Roberto Rodrigues e André Fonseca.

O evento é aberto ao público em geral. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) realizará uma sinalização prévia das ruas Moraes Barros e avenida Independência no horário da solenidade, para facilitar o trânsito nessas vias.

HISTÓRIA – Todas as 100 árvores plantadas recebem placas dos organizadores, como uma homenagem também aos brasileiros que morreram em decorrência da I Guerra Mundial. Segundo informações da professora Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, a sapucaia centenária foi plantada pelo seu avô Antonio Caprânico em comemoração ao fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918. Caprânico trouxe de sua fazenda várias mudas de sapucaia e veio plantando pelo caminho, até chegar a Piracicaba. De todas, só a da avenida Independência com a rua Moraes Barros, local onde havia um bosque, acima da casa da família, resistiu. O bosque, depois, deu lugar ao Estádio Barão de Serra Negra.

A árvore-símbolo da cidade, que mede aproximadamente 12 metros de altura e 4,80 metros de circunferência, ganhou atenção especial e proteção quando, em 12 de novembro de 2004, por meio do Decreto nº 10.935, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural. Em 2009, já na Administração do prefeito Barjas Negri, pelo decreto 13.354, tornou-se imune ao corte.

Além do seu valor histórico, e, também por conta de seu valor paisagístico e ecológico, a sapucaia é constantemente acompanhada pelos técnicos da Sedema, que realizam vistorias periódicas, podas e exames, como ultrassonografia, para manter sua saúde e beleza.

Deixe uma resposta