Festival Nacional de Teatro de Piracicaba abre inscrições

O 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) está com inscrições abertas até 31 de agosto para companhias de artes cênicas interessadas em participar de sua mostra oficial, que este ano acontece de 27 de outubro a 4 de novembro. O material deve ser enviado exclusivamente pela internet, diferente dos anos anteriores, quando eram aceitos trabalhos pelos Correios. Ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis no site oficial (www.fentepira.com.br).

Os selecionados recebem ajuda de custo de acordo com a distância de Piracicaba: R$ 3.500 (até 800 quilômetros) e R$ 5.000 (a partir de 801 quilômetros). Os grupos contam com alimentação e, se houver necessidade, hospedagem. São aceitas montagens teatrais nas categorias adulto ou teatro para crianças e adolescentes, com no mínimo 40 minutos de duração. Não é permitida a inscrição de peças que já fizeram parte da mostra oficial em edições anteriores.

Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura de Piracicaba, o Fentepira foi criado para popularizar as artes cênicas, fomentar os grupos teatrais, formar plateias e estímular a troca de ideias. A primeira edição aconteceu em 2006 e, um ano depois, estava em vigência a lei municipal número 6072/2007, que incluiu o evento no calendário oficial do município.

“O Fentepira nasceu a partir da preocupação da classe artística em proporcionar uma verdadeira imersão nas artes cênicas. É uma mostra que tornou-se referência em todo o país pela qualidade dos espetáculos e pela intensa participação do público”, explica a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Durante a realização do Festival, uma comissão debatedora – composta por especialistas das artes cênicas – irá discutir as características dos espetáculos, possibilitando o intercâmbio entre plateia, grupos de teatro e crítica especializada. A comissão se compromete a entregar aos grupos uma análise crítica por escrito.

Em 2011, a sexta edição do Festival recebeu 168 inscrições de 12 Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Maranhão e Bahia). A seleção contemplou grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão e Piracicaba. Ao todo foram 26 atrações gratuitas, entre espetáculos selecionados e convidados, bate-papos e oficinas.

Este ano, a comissão organizadora é composta por Denilson Oliveira, da Associação Piracicabana de Teatro (Apite!); Benedita Giangrossi, da Escola. Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Fátima Cristina Monis, do Sesi;

Pollyanna Teizen Peres Diniz, do Senac; José Antonio da Silva; da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), além de Heloisa Guerrini Ferraz, Luiz Gustavo Maluf e Felippe Limonge, do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Deixe um comentário