Livro “Ferrovia e Sociedade” tem lançamento
No livro “Ferrovia e Sociedade”, o autor Vitor Pires Vencovsky faz uma análise das ferrovias brasileiras a partir do processo de privatização ocorrido na década de 1990. Apesar de estar sob controle privado, as ferrovias no país estão encolhendo – praticamente um terço da malha está sendo efetivamente utilizada. Essa é uma das principais conclusões apresentadas no livro, recém lançado.
O livro “Ferrovia e Sociedade” é o resultado de 15 anos de pesquisas, que começaram quando o autor, também presidente da Academia Piracicabana de Letras, ingressou no mestrado no Departamento de Geografia da Unicamp. Todos os trabalhos que se seguiram, como o doutorado entre 2007 e 2011, tiveram como objetivo analisar as políticas públicas do setor ferroviário no Brasil.
Ao longo das pesquisas, Vitor Vencovsky viajou pelo país para entender como as ferrovias estão organizadas e utilizadas. Conheceu as duas ferrovias mais produtivas do país – a Estrada de Ferro Carajás, entre Paraopebas, no Pará, e São Luís, no Maranhão; e a Estrada de Ferrovia Vitória-Minas, entre Vitória e Belo Horizonte. Também visitou ferrovias nos Estados Unidos e Japão. Muitas fotos dessas viagens foram incluídas no livro, com o objetivo de mostrar as realidades locais tão particulares e diferentes.
O autor espera que o conteúdo do livro ajude a promover novos debates sobre o assunto, para que o país possa criar um verdadeiro sistema ferroviário nacional.
Serviço:
Lançamento do livro “Ferrovia e Sociedade”. Neste sábado, dia 14 de dezembro, às 10h, no IBA – Instituto Beatriz Algodoal. Rua São José, 446 – Centro – Piracicaba.