Livro registra aves do campus da USP em Piracicaba

Ao longo dos últimos 25 anos, ornitólogos, observadores de aves, fotógrafos e admiradores da natureza registraram 230 espécies de aves no campus “Luiz de Queiroz”. Agora, informações sobre todas essas espécies estão disponíveis no livro “Aves do Campus ‘Luiz de Queiroz”, que será lançado nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, em uma live transmitida pelo canal do Curso de Engenharia Florestal da Esalq, a partir das 9h.

Entre os autores do livro, estão docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais formados na instituição e um fotógrafo, com autoria da maior parte das imagens.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, há uma apresentação do campus, com informações sobre sua história e como a ornitologia (o estudo das aves) e a observação de aves passou a ser tema de pesquisa da instituição nas últimas décadas. Na segunda parte há uma explicação sobre como ocorreu a coleta de dados ao longo desses 25 anos e informações relevantes da avifauna, como quais espécies são endêmicas e ameaçadas. Nas páginas seguintes, todas as 230 espécies são apresentadas com uma imagem, nome, tamanho e informações sobre coloração, hábitos comportamentais, alimentares e detalhes que podem ajudar na identificação.

A obra surge com o objetivo principal de apresentar as espécies de aves presentes no campus. Com isso, estimula o surgimento de novos estudantes interessados em conhecer e aprofundar os conhecimentos no mundo das aves, bem como despertar o interesse das pessoas na saudável prática de observação de aves. Segundo os organizadores, o livro reconhece a importância da avifauna e dos remanescentes do campus Luiz de Queiroz para a conservação da biodiversidade da região e retribui à sociedade o investimento em educação, formação humana e na ciência brasileira distribuindo gratuitamente cópias impressas e digitais do material produzido.

“Aves do campus Luiz de Queiroz” é uma publicação organizada pelo Laboratório de Manejo da Fauna Silvestre – LEMAC/LCF, com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Prefeitura do campus USP “Luiz de Queiroz” e Esalq.

O lançamento será transmitido ao vivo pelo Youtube: bit.ly/CiênciasFlorestaisEsalq

Deixe uma resposta