Oficina de percussão inicia a programação carnavalesca no Sesc Piracicaba

Carnaval Sesc Piracicaba_Teatro_O Teatro de Mamulengo no Carnaval Cultural do BrasilO mestre de bateria Beto Negativo, da Escola de Samba Vai-Vai, ministra Oficina de Percussão no Sesc Piracicaba nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro e anuncia a programação do Carnaval Popular Brasileiroque será realizado na unidade este ano. Os encontros, que pretendem ensinar toques, harmonização e sincronização de instrumentos de bateria de escola de samba como o surdo, agogô, repique, caixa e tamborim, entre outros, acontecerão na Varanda do Ginásio. A participação é gratuita.

Também antes da folia oficial, o professor Elson Leite ministra a oficina de dança No Com Passo do Frevo em 18 de fevereiro (sábado), às 14h. Com inscrições gratuitas pelo portal sescsp.org.br/piracicaba, o dançarino ensinará passos básicos do frevo, ritmo pernambucano reconhecido como Patrimônio da Unesco desde 2012.

A programação do Carnaval Popular Brasileiro do Sesc Piracicaba é para toda a família e contempla: o Luau de Verão com apresentação do Núcleo de Samba Xô Segunda, que revive os ambientes dos antigos terreiros de samba paulistas e cariocas; show com o cantor piracicabano Roberto Seresteiro que traz repertório de marchinhas de grandes compositores; apresentação da Escola G.R.E.S. Amigos da Rua do Porto com presença de músicos harmônicos e ritmistas, passistas, mestre sala, porta-bandeira, bateria e dos participantes das oficinas de percussão; apresentação da Orquestra de Frevo Capibaribe na Concentração do Bloco da Ema, fundada em 2005 pelo músico Júnior Kaboclo (Banda de Pífanos de Caruaru), que faz um passeio pelos bailes e desfiles dos tradicionais blocos do carnaval de Recife e Olinda; oficina de construção de eminhas; palestra pra idosos; e apresentação de teatro de mamulengo, diretamente de Pernambuco.

A programação completa pode ser consultada em www.sescsp.org.br/piracicaba.

 


PROGRAMAÇÃO CARNAVAL | SESC PIRACICABA

 

Carnaval Popular Brasileiro
O Sesc cai literalmente na folia com uma programação especial de carnaval para todos os gostos populares. A programação traz marchinhas carnavalescas tradicionais, bateria de escola de samba com sambas-enredos que caíram na boca do povo e bloco de rua encorpado por orquestra de frevo e maracatu. Em meio a confetes e serpentinas, teatro, palestras e oficinas ensinam as crianças confecção de fantasias, os primeiros passos de frevo e batucadas.

 

Música

 

Luau Samba
Fundado em 2010, o Núcleo de Samba Xô Segunda trabalha com a proposta de reviver os ambientes dos antigos terreiros de samba paulistas e cariocas. Tendo como base os sambas autorais, o Xô Segunda, nome caracterizado pelo dia no qual se dão os encontros, é formado por vários sambistas e compositores de Piracicaba e região. Nesses sete anos de existência, o Núcleo já se apresentou com ícones da música brasileira, como Monarco e Alessandro Penezzi.
Dia 24, sexta, 19h. Parque Lúdico. Grátis. Livre.

 

E as marchinhas voltaram!

O cantor piracicabano Roberto Seresteiro e quinteto animam baile com repertório especial de marchinhas carnavalescas, abrangendo composições de várias épocas. As marchinhas sempre refletiram aspectos importantes da sociedade com pitadas de malícia, porém conservando uma elegante ingenuidade, tendo a dedicação de grandes compositores, como a pioneira Chiquinha Gonzaga além de Lamartine Babo, João de Barro, Noel Rosa, Ary Barroso e João Roberto Kelly.
Dia 25, sábado, 16h. Ginásio. Grátis. Livre.

Nossas Escolas
A ala show da G.R.E.S. Amigos da Rua do Porto recebe puxadores de samba e intérpretes de outras escolas de samba do interior de São Paulo para interpretar seus sambas-enredos e também clássicos eternizados por grandes escolas de samba, em uma seleção musical das mais tocadas em todos os tempos. Presença de músicos harmônicos e ritmistas, show de passistas, casal de mestre sala e porta-bandeira, bateria e dos participantes das oficinas de percussão.
Dia 26, domingo, 15h30. Ginásio. Grátis. Livre.

Orquestra de Frevo Capibaribe na Concentração do Bloco da Ema
A Orquestra foi fundada em 2005 em Cabo de Santo Agostinho-PE pelo músico Júnior Kaboclo (Banda de Pífanos de Caruaru), com o objetivo de preservar o Frevo e manter um intercâmbio cultural entre os estados de Pernambuco e São Paulo. Sua formação é composta por: Júnior Kaboclo – sax alto, Vagner Ordônio – sax tenor, Adriano Souza – trombone, Thomas Ordônio – trompete, Danilo Moura – caixa e Eder O Rocha – surdo (percussionista que já integrou o grupo pernambucano Mestre Ambrósio). O show faz um passeio pelos bailes e desfiles dos tradicionais blocos do carnaval de Recife e Olinda.
Dia 28, terça, 15h. Ginásio. Grátis. Livre.

No Bloco da Ema Eu Frevo
Concentração do Bloco da Ema, capitaneado pelo agitador cultural Tony Azevedo, que se reúne no Sesc antes de sair ladeira abaixo rumo às margens do Rio Piracicaba, embalando foliões ao som de frevo, dos tambores de maracatu e de marchinhas carnavalescas.
Dia 28, terça, 16h. Ginásio. Grátis. Livre.

Oficina

Percussão
O mestre de bateria Beto Negativo, da ala de coordenação da Escola de Samba Vai-Vai, ensina toques, harmonização e sincronização de instrumentos de bateria de escola de samba, como: surdo, agogô, repique, caixa e tamborim, ressaltando a importância de cada elemento no contexto geral de uma bateria.

De 1 a 22, quartas, 19h30. Varanda do Ginásio. Grátis. Livre.
Dança

Oficina No Com Passo do Frevo
O frevo é um ritmo acelerado que surgiu no Recife-PE no fim do século XIX e que possui diversos pontos em comum com a capoeira. Desde então, o carnaval de Pernambuco é marcado pela efervescência do frevo, que foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2012, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O professor Elson Leite ensina os passos básicos do frevo para que o folião possa sair com uma sombrinha de presente e completar sua coreografia.
Dia 18, sábado, 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre.

Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba
Idosos

Palestra Musicada

A maior festa popular brasileira recebe uma leitura erudita com seus instrumentos acústicos, valorizando o período histórico da criação e seus autores. No repertório, grandes sucessos da “festa de momo”. Com Emerson Martins, maestro, músico e docente da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

Dia 22, quarta, 14h. Comedoria. Grátis. Livre.

 

Artes manuais

Oficina de Construção de Eminhas e Cortejo Infantil
Confecção, a partir de papel e outros materiais, da ave símbolo do tradicional bloco piracicabano, o Bloco da Ema.

Dia 27, segunda, 13h. Sala do Curumim. Grátis. Livre.

Crianças menores de 10 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

Teatro

O Teatro de Mamulengo no Carnaval Cultural do Brasil
Com Valdeck de Garanhuns
Na fazenda do coronel Vicente Pompeu está sendo preparada uma enorme festa carnavalesca. A fazenda fica em Bezerros – PE, terra dos papangus (máscaras de carnaval), e o coronel chama seu funcionário Simão para organizar tudo. O espetáculo de teatro de mamulengo mostra algumas tradições do carnaval pernambucano, como o frevo, o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, o boi de carnaval, entre outras, acompanhado por música carnavalesca executada ao vivo.
Dia 27, segunda, 16h. Comedoria. Grátis. Livre.
SERVIÇO
Carnaval Popular Brasileiro
Local: Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Mais informações: (19) 3437-9292
www.sescsp.org.br/piracicaba

Deixe um comentário