Ópera La Traviata no Teatro Dr. Losso Netto

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe nesta sexta-feira, 31/08, às 20h, a ópera LA TRAVIATA, com a Companhia de Ópera Curta. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do Teatro. A realização é do Governo de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba.

O espetáculo foi construído tendo como referência a novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.

Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo. O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo recém retornado a Paris. Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta esta história, preservando as principais árias e duetos da ópera, os detalhes da novela original e um pouco da imaginação do autor.

Assim apresentada, esquece-se completamente dos motivos que levaram à censura da ópera à época da sua estréia. O espetáculo propõe-se a oferecer à platéia uma visão objetiva das relações entre os personagens, provocando a reflexão a respeito dos seus próprios sentimentos e a maneira complexa como a prostituição é vista ainda hoje, sem perder de vista, é claro, o objetivo de contar a história da ópera.

A questão central passa a ser a reciprocidade do amor de Violetta e Alfredo sob o ponto de vista do pai do rapaz e sua rejeição preconceituosa à vida de Violetta. Amor e preconceito andam juntos e são temas permanentes ainda hoje.

Cheio de referências a pintores como Balthus, Vermeer, Van Gogh e Velazquez entre outros, o espetáculo reafirma a importância da arte como um espelho da realidade. É uma obra em preto e branco com a cor sendo um elemento de choque, de fantasia e de esperança.

A Companhia

Ópera Curta é um tipo de espetáculo de teatro musical criado por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, sob a direção musical Luís Gustavo Petri, baseado em óperas famosas e na literatura que lhes deu origem. A Ópera Curta possui uma dramaturgia própria que engloba partes consideradas imprescindíveis das óperas convencionais.

A Ópera Curta, como novo modelo de criação e de produção, deu origem à Cia de Ópera Curta – promovida pela Casa da Ópera – uma “tour company” contemporânea voltada para apresentações em várias cidades brasileiras. Hoje a Ópera Curta transformou-se num programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e desde 2009 os espetáculos têm sido apresentados em cidades do Estado. Até 2012, mais de 70.000 pessoas terão assistido aos espetáculos de Ópera Curta.

Ampliando ainda mais o conceito, a Cia de Ópera Curta estuda comissionar compositores para a criação de novos títulos de ópera (de curta duração) sob o conceito geral de produção impresso nos espetáculos originais, de modo a favorecer o desenvolvimento do gênero. Os títulos em comissionamento, quando concluídos, serão abrigados numa série denominada Ópera Nova.

 

Serviço:

LA TRAVIATA – ÓPERA CONTADA E CANTADA

31/08 – sexta-feira – 20h

Ingressos gratuitos: Retirar na bilheteria do teatro com 2 horas de antecedência

Sinopse: Com a Companhia de Ópera Curta. La Traviata é um título emblemático da história da ópera. O espetáculo foi construído tendo como referência a novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave. Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo.

Duração: 85 minutos

Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Av. Independência, 277. Centro.

Piracicaba – SP

Informações: (19) 3433-4952 / semac.piracicaba.sp.gov.br/teatro

 

Deixe um comentário