Patrimônio histórico, EE Sud Mennucci será restaurada

A Escola Estadual Sud Mennucci, parte importante da história e da memória de Piracicabaserá restaurada. A licitação (nº 69/00092/20/01) foi publicada no Diário Oficial do Estado e o investimento previsto é de R$ 2.064.822,22, recurso vindo do FDE (Fundo de Desenvolvimento Econômico). 

Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), a EE Sud Mennucci foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, e ocupa o atual prédio desde 1917, há 103 anos.

No memorial descritivo do restauro, aprovado pelo Condephaat, estão previstas obras de recuperação desde a fundação do prédio, que ocupa um quarteirão inteiro no coração de Piracicaba – entre as ruas São João, Dr. Otávio Teixeira Mendes, Bom Jesus e XV de Novembro –, até a substituição de lousas.

Estão elencados no memorial, serviços de hidráulica e elétrica, instalação e substituição de vidros, recuperação do sistema de esgoto, além de reparos na pintura externa e interna, entre outros. A madeira é um elemento presente em grande parte da construção. Portas, janelas, forros, escadas serão restaurados, além de receber tratamento contra cupins.

O prefeito Barjas Negri, que estudou na Sud Mennucci, destaca o empenho de vários anos do diretor anterior da unidade, Ângelo Manoel Cobra, da atual diretora, Márcia Aparecida Lima Vieira, e do dirigente de ensino, Fábio Negreiros, para tornar possível a recuperação da escola. 

O dirigente de Ensino, Fábio Negreiros, lembra que a EE Sud Mennucci é um símbolo da educação não só de Piracicaba, mas do Estado de São Paulo, pela sua educação de excelente qualidade. “É uma escola de um tempo em que a educação era tratada de forma extremamente respeitosa pelos governos e por todas as instituições públicas. O fato de o Governo do Estado investir esse dinheiro no restauro mostra a sensibilidade com a preservação da história. É uma escola que tem atingido bons resultados graças à equipe de professores e alunos em período integral”, elogiou.

Histórico

De acordo com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Escola Sud Mennucci foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba. Foi voltada à formação de professores até 1911, quando passou a ser denominada Escola Normal. Na época, funcionava em um prédio situado na rua do Rosário, no Centro de Piracicaba. O prédio atual, que será restaurado, localizado na rua São João, 1.121, foi inaugurado em 1917 e, desde então, funciona como escola estadual.

Hoje, a EE Sud Mennucci atende cerca de 300 alunos com 1 turma do 6º ano do Ensino Fundamental e 8 turmas de Ensino Médio.

Deixe uma resposta