Piracicaba cheia de encantos

Neste dia especial,  A Província – que desde sempre se dedicou a resgatar e a divulgar a cultura e a história de Piracicaba – não poderia deixar de parabenizar sua cidade, que completa 245 anos.

O dia 1º de Agosto é, mais uma vez, data de comemoração para nós e para todos aqueles que têm orgulho de serem piracicabanos. E também para aqueles que se tornaram piracicabanos de coração. Afinal, é quase impossível viver nesta cidade e não admirá-la!

Para homenageá-la, perguntamos a pessoas de diferentes idades o que elas mais gostam em Piracicaba ou por que escolheram esta para ser a sua cidade. Confira:

“O que eu mais gosto da cidade de Piracicaba é a grandiosidade de coisas e lugares. Seus pontos turísticos encantam a todos. Adoro suas árvores centenárias. É uma cidade que contém muitos artistas,  que respira arte. As lendas, como, por exemplo, o véu da noiva, as grandes histórias do nosso  lindo Elias dos Bonecos. A arte que é espalhada por toda a cidade que sempre a  deixa mais linda. O nosso Rio que é conhecido mundialmente, e deixa a cidade  mais linda. Moro em Piracicaba há 23 anos, morei em São Paulo 5 anos, mas não resisti,  sentia muita falta do Rio. O Rio Piracicaba é meu refúgio. Quando estou triste ou precisando refletir  sobre algo, é lá que eu vou, me acalma, me renova e me sinto muito mais forte. Tenho orgulho de ser Caipiracicabana, puxo o R mesmo, tomo pinga e chupo cana.  Piracicaba é uma cidade maravilhosa, cheia de flores e cheia de encantos. Passei 17 dias na cidade do Amapá, nunca pensei que sentiria tanta falta de  minha cidade… Toda vez que tocava o hino de nossa cidade eu caia em lágrimas.  Não sei muito como definir o que sinto realmente por esta cidade, só sei dizer que é amor, e quero morrer aqui, junto ao meu Rio. Piracicaba é terra de sonhos encontros e amores. Todos que a conhecem não esquecem jamais, sempre dão um  jeitinho de voltar… Muitas vezes ao visitar, voltam logo cheios de malas,  loucos para ser mais um piracicabano”.

Karla Lemos, 28 anos, estudante de Psicologia

Piracicaba é uma cidade linda, que em outros tempos, na minha juventude, foi palco de ótimas festas e carnavais. Tenho boas lembranças das festas do Coronel Barbosa, principalmente. Sem falar da Esalq que sempre foi uma grande referência como instituição de ensino superior e um ótimo lugar para lazer.

Marta R. José, 58 anos

Eu nasci em Atibaia (SP), mas moro em Piracicaba há quase 10 anos. Nos primeiros meses senti dificuldade em me adaptar, pois onde morava era uma cidade bem menor, e quando me mudei não conhecia ninguém. Mas Piracicaba tem muito mais opções de lazer e trabalho, e as pessoas foram bastante receptivas comigo na época. E é justamente o que mais gosto na cidade, as pessoas e as opções para sair como restaurantes e bares.

Aline Miranda, 24 anos

“O que eu mais gosto são as diversas opções para o fim de semana, na Independência, Carlos Botelho ou na Rua do Porto.”

Matheus Calligaris, 20 anos

“Gosto de morar aqui porque mesmo a cidade crescendo como cresceu, ainda tem jeito de interior.”

Maria Gialdi, 83 anos

“Eu gosto daqui pela localização, porque é perto de cidades maiores como São Paulo e Campinas.”

Stephanie Gonçalves, 20 anos

“Obviamente, acredito que o Rio de Piracicaba é o que mais gosto na cidade, parece uma artéria que recorta a cidade em duas partes iguais! Quantas são as que tem tal beleza?!

Vivo aqui desde 22 de dezembro de 1968, já morei fora por algumas vezes mas, o retorno é inexorável!

Sobre algo bacana, acredito ser de uma negra liberta que contribuiu com a reforma do que seria a catedral, nos idos dos anos 50! Com o oferecimento de 02 frangos deu-se início ao que viria a ser um marco no jardim central. Dona Clara, lembro-me da senhora como se fosse ontem”.

Norberto Tavares, 43 anos, advogado e professor universitário.

 

 

Fotos: Cynthia da Rocha

 

 

Deixe um comentário