Premiados do Salão de Humor serão conhecidos

Dos cem trabalhos selecionados do 21° Salão Universitário de Humor, pelo júri de seleção, no último dia 3, sete serão eleitos e premiados nesta sexta-feira (7). A divulgação dos vencedores ocorre no campus Taquaral, a partir das 21h, no átrio do Centro Cultural e de Convivência, local em que os trabalhos permanecem em exposição até 13 de agosto.

Os trabalhos premiados e também os selecionados podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 16h. Também no dia 7, às 19h30, ocorre a mesa-redonda “Humor, Arte e Imprensa”, na Sala Vermelha do Teatro Unimep, com a participação de profissionais do humor gráfico componentes do júri de premiação do salão, que inclui ainda docentes e funcionários da Unimep. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A escolha dos trabalhos vencedores será definida por um júri composto pelo cartunista do jornal O Estado de S. Paulo, Eduardo Baptistão; os chargistas Jean Galvão (Folha de S. Paulo) e Dalcio Machado (revista Veja), o cartunista e quadrinista, Gustavo Duarte; o diretor de arte da Young Rubican, Luis Ulrich; a gerente de marketing do programa Educar para Crescer (editora Abril), Patrícia Steward; o humorista gráfico da Tribuna de Santos, Osvaldo da Costa; o cartunista paraibano, Fred Ozanan; o presidente do Brasil Cartoon, Márcio Leite, além dos docentes da Unimep: o professor José Lima, do curso de filosofia, e o professor Renato Elston, coordenador dos cursos de design gráfico e publicidade e propaganda, bem como a coordenadora do NUC (Núcleo de Cultura Universitária) e do Centro Cultural Martha Watts, Joceli de Fátima Lazier.

A seleção ocorrerá da seguinte forma: quatro serão escolhidos por especialistas em artes gráficas, um pela coordenadora do Centro Cultural Martha Watts (obras que tenham como tema o meio ambiente), um pelo representante do projeto Educar para Crescer da Editora Abril em parceria com a Facom e outro pela votação de internautas. Os prêmios variam de R$ 1.000 a R$ 1.500 e o trabalho premiado pela Abril também será utilizado em campanhas da editora.

Selecionados – Cerca de 50% dos trabalhos selecionados para a última etapa do Salão Universitário de Humor são caricaturas brasileiras, dentre elas, figuras que já foram destaques na mídia, como o ex-jogador do Corinthians, Sócrates, morto em 2011. Já nas categorias charge e cartum, além dos trabalhos brasileiros, a maior parte foi enviada de outros países, como China, Irã e Índia e trazem como tema o desmatamento. No total, 62 trabalhos são do Brasil, 14 do Irã, cinco do Reino Unido, três da Indonésia, dois da China, um da Polônia e um da Bélgica, além de 17 projetos serem de estudantes da Unimep.

“Assim como no ano passado, tivemos uma participação maciça dos alunos de design gráfico da Unimep. É o curso com maior número de trabalhos selecionados, todos com muita qualidade e técnicas bastantes inovadoras, como a minimalista que se utiliza de poucos traços para produzir uma figura”, destaca Camilo Riani, presidente do Salão Universitário de Humor.

SERVIÇO – Mesa-redonda “Humor, Arte e Imprensa”, na Sala Vermelha, no próximo dia 7 de junho, às 19h30, e abertura do 21° Salão Universitário de Humor de Piracicaba, às 21h, no átrio do Centro Cultural e de Convivência, no campus Taquaral da Unimep. Os eventos são gratuitos. Outras informações: (19) 3124-1611.

Deixe uma resposta