Sesc apresenta espetáculo inspirado em conto de Guimarães Rosa

Foto: João Caldas

Foto: João Caldas

“Maria Miss” nasceu a partir do conto “Esses Lopes”, que integra Tutameia (1967), uma das últimas obras publicadas de Guimarães Rosa que reúne 40 histórias curtas. O espetáculo será encenado no Teatro do Sesc Piracicaba na próxima quarta-feira, 17 de junho, às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria da unidade e no Portal Sesc SP e custam entre R$ 6 e R$ 20.

Maria Miss é uma sertaneja sensível e sonhadora que, ainda menina, teve a virgindade negociada pelos pais com um dos membros da família Lopes. Muito esperta, diante das situações adversas, ela logo entende que manda quem pode, obedece quem tem juízo. Mas também descobre que, na vida, pra tudo se dá um jeito. Aprende sozinha, e às escondidas, a ler e escrever. Pra se livrar do que não quer e conseguir o que quer, lança mão de qualquer artimanha de que dispõe. Mesmo as mais mirabolantes: trama para dar cabo do marido e de parentes dele que passam a assediá-la depois que fica viúva. E não titubeia em pôr em prática mais um de seus planos para, enfim, aproveitar a vida. Na obra do escritor Guimarães Rosa, o sertão não se limita ao espaço geográfico, ele simboliza o próprio universo e o sertanejo é um homem universal que se defronta com problemas eternos: o bem e o mal; o amor; a violência; a existência ou não de Deus e do diabo etc.

 

Esta adaptação dos contos para o teatro é assinada pelo dramaturgo, diretor, ator, arte-educador e um dos fundadores da Cia. Artehúmus de Teatro, Evill Rebouças. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell − nas categorias Melhor Atriz e Melhor Texto − e aos prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Dramaturgia, Melhor Direção e Melhor Espetáculo.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Yara de Novaes
Texto: Guimarães Rosa
Adaptação: Evill Rebouças e grupo
Elenco: Tania Casttello e Daniel Alvim/Ator convidado: Cacá Amaral
Cenografia e Figurinos: Márcio Medina
Direção Musical: Rodrigo Mercadante
Iluminação: Wagner Freire
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Produção Executiva: Silmara Deon
Direção de Produção: Fernando Cardoso e Roberto Monteiro
Realização: Mesa 2 Produções Artísticas
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Deixe uma resposta