Sesi apresenta o espetáculo “O menino antigo”

Inspirado no livro Menino Antigo, que reúne recordações de infância de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo infantil O Menino Antigo – de brincadeira e de poesia chega ao Teatro do SESI Piracicaba no sábado (6/10), às às 16h. Encenada pelo Grupo Teatral Engasga Gato, de Ribeirão Preto, a montagem, produção inédita do SESI-SP, marca as comemorações dos 110 anos de nascimento de Drummond – e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a obra do poeta mineiro.

Com direção de Gabriel Galhardo e dramaturgia do Grupo Teatral Engasga Gato, a peça convida os espectadores a uma viagem pelo universo drummondiano por meio de brincadeiras e da reinvenção de objetos e sonoridades. Em cena, os atores transportam para o palco toda a simbologia que envolve a curiosidade de uma criança em busca da enigmática palavra mágica.

Na história, um menino se oferece para cuidar de um baú que guarda muitos segredos. Para tentar desvendá-los, ele conta com a ajuda de seus amigos. Juntos, eles iniciam uma travessia pelos vários mundos poéticos de Drummond. A narrativa traça um paralelo entre a infância e a vida adulta. Em sua jornada, o menino antigo tem o desafio de descobrir e revelar a criança que existe em cada pessoa.

No cenário, os atores utilizam caixas, papéis e latas de diferentes formas em cada brincadeira. Eles extraem desses objetos simples do cotidiano todas as possibilidades, transformando-os em surpresas para o público. Outro destaque é o figurino – concebido pelo Grupo Teatral Engasga Gato em parceria com a artesã Zezé Cherubini – com inspiração nas roupas das crianças retratadas em obras do pintor Cândido Portinari.

Ficha técnica

Direção: Gabriel Galhardo

Dramaturgia: Grupo Teatral Engasga Gato (a partir da poesia de Carlos Drummond de Andrade)

Elenco: Fausto Ribeiro, Márcio Bá, Monalisa Theodoro Machado e Poliana Savegnago

Iluminação: Érico Daminelli

Cenografia e adereços : Gabriel Galhardo e Fabrício Papa

Trilha sonora: Márcio Bá

SERVIÇO

Espetáculo O Menino Antigo – de brincadeira e de poesia

Local: SESI Piracicaba – av. Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial

Data e horário: sábado (6/10), às 16h

Capacidade: 320 lugares e 10 para cadeirantes

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: livre

Informações: (19) 3403-5928

Entrada franca – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação.

Deixe um comentário