Sessão Magna comemora 56 anos do IHGP e homenageia personalidades

IHGP

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) realizou dia 17 de agosto sua sessão magna anual em comemoração aos seus 56 anos de fundação e aos 256 anos de Piracicaba. A solenidade aconteceu na Biblioteca Municipal.

Palestra

O evento contou com uma palestra proferida pelo prof. dr. Vitor Pires Vencovsky, intitulada “Inteligência Artificial: como isso pode afetar a história no futuro”. A palestra explorou as possíveis interações entre a inteligência artificial e a história, com foco na atuação do IHGP como importante centro de preservação da história local. Vitor é presidente da Academia Piracicabana de Letras (APL) e ex-presidente do IHGP e da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI).

Medalha Prudente de Moraes

Na sessão magna do IHGP, também foram agraciadas três personalidades que, em muito, contribuíram para a sociedade piracicabana. Cada uma delas recebeu a Medalha Prudente de Moraes, outorgada exclusivamente pelo IHGP – através de lei municipal criada no ano de 1974 na gestão do prefeito Adilson Benedito Maluf, falecido ano passado.

Receberam a medalha: Maria Apparecida Mahle (uma das fundadoras da Escola de Música de Piracicaba), Eduval Morales Fogaça (fundador do Lions Clube de Piracicaba) e Valdiza Maria Capranico (bióloga, professora e autora de livros infantis).

ValdizaLicenciada em magistério e ciências biológicas, Valdiza Maria Capranico é professora de biologia da rede pública estadual, onde lecionou até sua aposentadoria. Após aposentar-se, se especializou em Educação Ambiental, paisagismo. Atuou, nessas áreas em varias cidades de nossa região. É coautora e executora do projeto paisagístico do Parque da Rua do Porto, vários corredores verdes de nossa cidade. Foi fundadora de uma Universidade Livre do Meio Ambiente em cidade da região e, a convite do Presidente da Republica Argentina, fundou a mesma Universidade na Terra do Fogo, sul desse país (1997). Foi fundadora do programa de Educação Ambiental do Museu da Água, com o tema “A vida depende da água” – com distribuição de cartilhas de orientação ao uso racional desse recurso hídrico (2001 a 2004). Foi duas vezes Presidente do IHGP (2016-2018 e 2018-2020), onde, hoje, atua como vice-presidente. É autora de vários contos infantis publicados, durante anos, no “Jornalzinho” do JP, e autora de livros infantis, desde 2008.

Cidinha Mahle diplomou-se como professora na Escola Normal Sud Mennucci, com nota máxima, em 1949. De seu histórico constam: Estudos de solfejo com o maestro belga Edgar Van den Branden, em 1946; Pianista do Curso de Ballet da profª. estoniana Iris Ast, em 1947 – 1948; Estudos de piano com Fritz Jank em 1950 – 1951, em São Paulo.; Diploma de piano no Conservatório Carlos Gomes – Campinas, em 1950; Início de estudos de regência coral com H. J. Koellreutter, na Pro Arte, São Paulo, em 1952; Aulas de piano com Sebastian Benda, na mesma ocasião e local. Ela foi uma das fundadoras da Escola de Música de Piracicaba, juntamente com Koellreutter, Ernst Mahle e Maria Dirce de Almeida Camargo, em 1953 (EMP). Também foi professora de iniciação musical a partir do segundo semestre de 1953, na recém fundada Escola e regente do Coro Infanto Juvenil. Cidinha Mahle foi diretora administrativa da EMP, juntamente com Ernst Mahle, diretor artístico, por quase 50 anos. E organizadora dos Concursos Jovens Instrumentistas Brasil de 1971 a 2001, assim como pianista acompanhadora de cantores e instrumentistas em aulas e recitais, em várias oportunidades.
Eduval-Fogaca Em sua trajetória, Eduval Fogaça reúne experiências, como: Bacharel em Direito pela PUCC, em 1961; Despachante Policial concursado pela SSP, em 1963; na adolescência, em 1959, foi fundador e Presidente do Moto Clube Piracicaba; foi fundador da Associação dos Despachantes de Piracicaba, sendo Presidente por oito anos; foi fundador da Associação dos Postos de Combustível de Piracicaba, sendo Presidente por quatro anos; foi fundador e 1° Presidente do Lions Clube de Piracicaba Independência, em 1972. Ele é casado com Nereide Pellegrinotti Fogaça, com quem tem um casal de filhos.

Deixe uma resposta