A arte do cemitério
Cemitério da Saudade: Uma Arte Para os Vivos é a exposição fotográfica que está em cartaz no hall do Centro Cultural Martha Watts, da Unimep (Universidade Metodista).
A mostra apresenta trabalhos dos alunos dos sétimos anos do Colégio Piracicabano. É o resultado de uma visitação que os estudantes fizeram ao local e expõe o olhar que cada aluno captou da arte cemiterial. O mais antigo da cidade, o Saudade está na cidade desde o século 19 e muitos túmulos apresentam esculturas de artistas famosos, não apenas do Brasil mas de outros países.
Os cemitérios são muito mais do que um lugar de descanso para entes queridos. Eles ultrapassam suas funções ritualísticas e religiosas para se tornarem, também, um patrimônio arqueológico, histórico e cultural. Andar por um cemitério pode proporcionar muito mais do que o sentimento de tristeza. Eles nos oferecem uma viagem no tempo. São também espaços de manifestações artísticas. É com esse sentimento que a exposição foi montada.
O CCMW fica na Rua Boa Morte, 1257, no Centro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Telefone para informações: 3124-1889.