Será que você vai amar muito tudo isso?

Foto: Netflix

Você conhece o McDonalds? Pergunta mais boba essa, não? É preciso ter passado longas férias em Marte para não saber que é a mais famosa rede de fast food do mundo. Hoje presente em 120 países, tem mais de 37 mil lojas, e certamente uma perto de você, seja em Piracicaba ou Pequim.

Esse filme conta a história da criação da rede, que começou como acanhada lanchonete no interior dos Estados Unidos. Criada, claro, pelos irmãos McDonald. Mas quem é o personagem principal da história? Aí que está: não são os manos e sim Ray Kroc, vivido com intensidade por Michael Keaton.

A trama mostra que, na casa dos 50 anos, ele estava parado na vida, vendendo máquinas de milk shake que pouca gente queria comprar. Até que conhece os McDonald e enxerga na ideia deles, de criar um serviço de atendimento rápido, o grande pulo de sua vida. Investe nisso como um leão. Porém, passa por cima dos criadores com toda a esperteza que acumulou. Dá uma bela rasteira. Esse, porém, é o grande ponto: se a gente acha que ele foi um canalha, especialistas em gestão dizem que Ray Kroc tinha a persistência e a determinação que os McDonald não tiveram. Ou, como se diz em psicologia, os irmãos permitiram isso. Boa reflexão. Uma amiga me disse que, depois do filme, iria evitar o McDonalds. Bobagem. Eu evito porque vivo de dieta. Só isso.

Deixe uma resposta