Comurba

comurba

Arquivo

A maior tragédia de Piracicaba. Esse foi o tema de destaque, em novembro de 1987, do semanário impresso A Província. Além de levar várias custas, causou um trauma dificilmente vencido. Foi a queda do Edifício Comurba, em 23 de novembro de 1964.

O horário era 13h46. Um forte estrondo, seguido de uma grande nuvem de poeira, aterroriza a cidade. Gritos, pânico, correria. O Edifício Luiz de Queiroz, conhecido como Comurba, tinha acabado de vir abaixo. Foram 54 mortos e uma comoção que tomou conta da cidade.

A tragédia poderia ser maior se o Cine Plaza, que ficava no térreo, tivesse começado a sessão das duas da tarde. Metade do prédio caiu e a outra parte ficou vários anos como uma ruína na Praça José Bonifácio. O desastre adiou por muitos anos o processo de verticalização urbana de Piracicaba.

3 comentários

  1. Daisy Costa em 20/10/2017 às 14:16

    A impunidade dos responsáveis e o acobertamento de seus nomes e empresas foram uma covardia por parte da elite e governos militares… E, recentemente tentou-se enterrar de vez essa MEMÓRIA com a construção do Poupa-Tempo sobre aquele local, não por acaso, executado pelo PSDB de Alckmin e Barjas…

  2. Stevan Lekitsch em 17/04/2022 às 15:14

    O desabamento aconteceu no dia 06 de Novembro de 1964, e não 23 de Novembro como está na matéria…

    • Patrícia Elias em 04/07/2022 às 15:02

      Boa tarde, Stevan, td bem?
      Grata por seus comentários e pela pesquisa em nosso site. Talvez as diferenças entre informações recolhidas ocorreram em função das diferentes fontes consultadas. Um abraço

Deixe uma resposta