Saudade de Thales

thales

Arquivo

Além de ser considerado o criador da literatura infantil eminentemente brasileira, por causa do livro Saudade, Thales Castanho de Andrade é visto como o primeiro ecólogo do país, dado que pouca gente conhece. E essa trajetória pioneira foi destacada pelo jornal impresso A Província em matéria publicada há 30 anos, em agosto de 1987.

Thales também um dos primeiros escritores a falar de paz para adolescentes. Nascido em Piracicaba a 15 de setembro de 1890 e falecido a 2 de outubro de 1977, fez todos os estudos na terra natal. Além de sua obra mais conhecida, um clássico da infância rural, Thales publicou, entre outros, A Filha da Floresta, que em 1921, já chamava a atenção para a devastação das matas e fazia um incentivo ao reflorestamento.

De acordo com João Chiarini. “Thales é uma criança grande que sonha, porque não há literatura infantil sem sombras”. Thales lecionou em várias escolas rurais, na Escola Técnica de Comércio Cristovão Colombo e no Colégio Piracicabano. Foi inspetor de ensino rural e diretor do departamento de educação. Entre 1919 e 1922, foi também vereador em Piracicaba, além de presidente do Esporte Clube XV de Novembro.

Deixe uma resposta