Em 1988, causos com lobisomem

O texto abaixo foi publicado em fevereiro de 1988 no semanário impresso A Província. Preservamos datas, idades, comentários e gramática originais do texto.

causos lobo foto (2)Quem tem medo de lobisomem? O temor à criatura ainda parece estar presente na província, mais do que se pensa. E nasce não propriamente de quem o avista, pois ver mesmo, “com esses olhos que a terra há de comer”, pouca gente diz que viu. Mas vem principalmente dos “causos”, que são transmitidos de geração a geração e que falam sobre o lobo em pele de homem.

O BICHO PELUDO

Dona Clementina Bezerra da Silva, de 45 anos, tem mais história sobre o lobisomem, contada a ela por sua avó. “Ela me disse que uma mulher já estava desconfiada do marido, porque ele sumia de casa toda a sexta-feira à noite, voltava tarde e sempre muito estranho”. Segundo Clementina, a mulher já pensava que o marido a traía, mas não podia segui-lo porque tinha um filho pequeno e não tinha com quem deixar a criança à noite.

“Só que uma noite, ela resolveu sair sozinha mesmo, carregando o nenê no colo. Andou bastante até chegar num mato fechado. Quando estava numa clareira, foi atacada por um cachorrão enorme, que pulava sobre ela e puxava a baeta da manta do bebê”. Para quem não sabe o que é baeta, ela diz que é a ponta de tecido felpudo da manta.

Era, é claro, o lobisomem. Mas como diz Clementina, o bicho peludo não conseguiu atacar a mulher e o filho. “Ela fez um esforço muito grande e conseguiu subir numa árvore com a criança. E o lobo pulava e foi ficando cada vez mais feroz como se fizesse questão de atacar os dois. E nisso, ele acabou perdendo todos os trapos que tinha sobre o corpo, as roupas rasgadas que ele usava como homem”.

Clementina diz que a mulher ficou apavorada, mas antes que o bicho fosse embora, disse a ele: “Vá na minha casa pegar sal!”.

Segundo ela, isso tem uma explicação: é que no dia seguinte, o primeiro homem que bater à porta pedindo foi quem se transformou.

A mulher foi embora pra casa e ficou esperando. Quando o dia amanheceu, alguém bateu à porta. “Ela levou um susto quando abriu, porque lá estava o marido pelado. Quando ela perguntou o que ele estava fazendo daquele jeito, ele respondeu que queria sal. Quer dizer, ela era casada com um lobisomem e não sabia”.

Deixe uma resposta