Memória – Centro Cultural Martha Watts (4)

Reproduzimos, em capítulos, um pouco da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano – trajetórias que influenciaram a educação do Estado de São Paulo, no final do século XIX. Este conteúdo foi reunido na publicação que comemorou a inauguração do Centro Cultural Martha Watts.

foto-Ituana_post4

A estação da Estrada de Ferro Ituana foi uma das principais conquistas de Piracicaba nos idos de 1872 – ficava onde, hoje, está o E.E.P.G. Dr. Alfredo Cardoso, entre as ruas Moraes Barros e XV de Novembro, com Manoel Ferraz de Carvalho. (foto: arquivo “A Província”)

Final do século XIX: as escolas contavam com instalações precárias e excesso de alunos, numa cidade que reunia cerca de 20 mil habitantes, considerada a 3a mais populosa do sul de São Paulo. A cidade que Martha Watts encontrou reunia personagens expressivos para todo país, entre eles, o futuro presidente Prudente de Moraes e o senador Moraes Barros.

O progresso já se manifestava: Estrada de Ferro Ituana; navegacão a vapor; correio; novas técnicas açucareiras; iluminação pública. A cidade vivia do café e do açúcar. E a educação crescia, às vezes, numa reação católica aos protestantes – como a criação do Colégio Nossa Senhora Assunção, aberto em 1884. Em 1897, surgiram o primeiro grupo escolar, depois Barão do Rio Branco, e a Escola Complementar, que se tornaria Sud Mennucci, para formação de professores.

Metodismo e os 300 anos de John Wesley

  O Metodismo nasceu da Igreja Anglicana da Inglaterra, num movimento historicamente centrado na responsabilidade social e na educação. Seu início foi em 1738, quando o pastor anglicano John Wesley passou por significativa experiência religiosa. Em 2003, foram comemorados os 300 anos de nascimento daquele que foi formado por Oxford e iniciou sua pregação religiosa com a classe trabalhadora. Wesley fundou Kingswood em 1748, a primeira escoIa metodista, destinada aos filhos de trabalhadores pobres.

A pesquisadora Zuleica Mesquita conta que o movimento cresceu. Mas só depois da morte de John Wesley, em 1791, as sociedades metodistas foram transformadas em Igreja Metodista.

Acompanhe outros capítulos da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano, seguindo nossa hashtag Memória Martha Watts.

Deixe uma resposta