Delcy Ellender Marques

Delcy Marques foi campeã sul-americana de bola ao cesto e defensora do XV. Ela foi capa da Revista Mirante número 25, em março de 1959. Na época, tinha apenas 19 anos.

A moça é descente de alemães. O sobrenome Ellender é proveniente de sua mãe.

Natural de Curitiba, Delcy começou a praticar bola ao cesto com 14 anos na cidade de Ponta Grossa. Antes ela era praticante de atletismo, tendo alcançado a marca de 1.50m no salto em altura.

Antes de aceitar o convite da diretoria, Delcy foi visitada por quase todos os grandes clubes do Brasil. Entretanto, seus pais, muito enérgicos, não consentiram que ela se afastasse de casa e ela mesma não se entusiasmou por nenhum dos outros convites.

Segundo contou à Revista, aceitou o convite do XV porque Piracicaba já era conhecida pela sua fama de cidade universitária, além de ser um ambiente familiar. A vontade de conhecer a “Noiva da Colina” era grande.

Em Piracicaba, o cargo de funcionária da Comissão Central de Esportes encarregada de atestados e fichário de atletas. Além, é claro, de ter sido o “pivot” da equipe do XV de Novembro.

1 comentário

  1. Paulo Dimas em 19/02/2013 às 05:33

    Pelo que se percebe, Delcy, recentemente foi para o andar de cima onde, tenho certeza, deve brilhar pelo time dos Serafins, Querubins, etc. Nos, aqui distantes, nao pudemos acompanhar, sequer saber, que homenagens foram prestadas pelo passamento de tão valorosa defensora do XV, e que sempre elevou o nome da querida Noiva da Colina. Queiram me desculpar, porém o muito que devem ter feito ainda e pouco pelos seus merecimentos. Em síntese, informem-nos as homenagens, porventura prestadas, a saudosa e emérita pessoa de Delcy Marques (como era conhecida e festejada). Nossas saudações e antecipados agradecimentos pelos seus atendimentos que certeza temos, de merece-los.

Deixe uma resposta