Dr. Francisco Alves Corrêa de Toledo

Nasceu em Tietê (SP), em 17 de agosto de 1899. Em sua terra natal completou o curso primário. Posteriormente frequentou o Ginásio do Estado de São Paulo, bacharelando-se em Ciências e Letras, em 1917. No ano seguinte, entrou para a Faculdade de Medicina de São Paulo, colando grau em 1924. Sua tese de doutorado versou sobre “Tatuagens”.

Seu primeiro consultório instalou-se em Piracicaba, em 1926.

Foi aceito como “irmão” contribuinte da Santa Casa de Misericórdia.

Em fevereiro de 1929 mudou-se para São Paulo. Mas a experiência na capital não o satisfez. Após menos de oito meses, manifestava intenção de voltar a Piracicaba, o que aconteceu.

Em 21 de janeiro de 1935 solicitaram exoneração do carpo clínico da Santa Casa os doutores José Rodrigues de Almeida, José Colombo Garboggini e Galdino Ferreira de Carvalho. Para o preenchimento dessas vagas, Dr. Francisco foi um dos admitidos. Ele ficou responsável pela Enfermaria São Francisco de Assis e pela Clínica Cirúrgica de Mulheres, como também, no ano seguinte, pela Maternidade Coração de Maria.

Em 1945, Dr. Francisco Toledo decidiu mudar-se para Campinas. A Santa Casa de Misericórdia perdia assim um dos seus mais competentes e estimado colaboradores, após 10 anos de atividade.

Em Campinas ele continuou em pleno êxito sua clínica particular. Trabalhou em vários hospitais da cidade. Lecionou ainda na Faculdade de Enfermagem.

Dr. Francisco Toledo casou-se duas vezes, a primeira com Anna de Moraes Toledo, tendo uma filha; e com Lourdes de Moraes Toledo (irmã da primeira esposa), com a qual teve mais cinco filhos.

Dr. Francisco faleceu em 7 de junho de 1977.

Deixe uma resposta