Rua do Commercio

Rua do Commercio

Até 1932 – ano da Revolução Constitucionalista de São Paulo – o nome da rua era “do Commercio”, a principal da cidade ainda pequena, embora próspera. Na foto – de data provável da década de 1920 e de autor desconhecido – vê-se a rua mais movimentada de Piracicaba fazendo esquina com a rua São José. O prédio, à direita da foto e em primeiro plano, seria a sede do C.C.R. Cristóvão Colombo a partir dos 1950. À época, o edifício era, no térreo, loja do sírio Gabriel Abrahão, ex-presidente da Sociedade Sírio Libanesa, cuja família residia na parte superior do prédio. (Gabriel Abrahão era avô do jornalista que assina este texto.) O prédio foi adquirido por Luiz Holland, tornando-se propriedade de sua família.

A Rua do Commercio, após a revolução paulista, passaria a se chamar Rua Governador Pedro de Toledo, em homenagem ao governador de São Paulo que deflagrou a revolução, apoiado também pelos piracicabanos Franciswco Morato e Paulo de Moraes Barros.

1 comentário

  1. Edson Rontani Júnior em 28/09/2014 às 11:38

    A rua também se chamou Rua João Pessoa de 1931, 1932 até … não sabe quando. A Câmara de Vereadores estava fechada na época pelo presidente Getúlio Vargas. Mas anúncios de jornais da época mostram lojas como a Portalarga situando seu endereço na rua João Pessoa.

Deixe um comentário