Alunos do Senac são premiados no Festival de Cenas Curtas de Araçatuba

As Ameixas sobre o Tempo (11) (2)Alunos do curso Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba foram premiados no Festival de Cenas Curtas de Araçatuba (Cenata 2013) , realizado de 18 a 21 de abril no Teatro Municipal Castro Alves, em Araçatuba. O grupo de alunos concorreu em duas companhias com os trabalhos: As Ameixas sobre o Tempo e Aquela que se Perdeu e Labirintos, pela Cia. Farrapos Delirantes, de Americana; e Maria, Sou Eu e O Inferno nem é tão Longe, pela Cia. Por Volta de Logo Depois, de Piracicaba.

O Cenata foi criado para dar oportunidade para os estudantes de artes dramáticas continuarem a pesquisar e praticar linguagens, ainda que não possam produzir peças inteiras. A Mancomunados Produções Artísticas, produtora do evento, consegui reunir 200 artistas logo na primeira edição, que no próximo deve ser ainda maior, segundo o produtor Alexandre Melinsky, que também é docente do curso de Artes Dramáticas do Senac Araçatuba.

“O Cenata foi criado exatamente para atender às pessoas formadas nos cursos de artes dramáticas, que queriam continuar investigando sua arte por meio de pequenas cenas. O festival acabou sendo uma amostra de tudo o que se está pensando artisticamente em várias regiões”, declara Melinky.

A docente de arte e cultura do Senac Piracicaba e diretora de teatro Alessandra San Martin, que também é autora do texto de Maria, Sou Eu, avalia a experiência como positiva. “Ficamos felizes porque os alunos praticaram o teatro e fizeram para valer, tanto que se destacaram em várias categorias do festival”, afirma Alessandra.

Participaram do Cenata os alunos do curso Técnico em Arte Dramática Allan Araújo, Éverton Gatti, Gabriel Mazon, Gabriel Polloni, João Nalão, Renê Scarpelin e a docente Alessandra.

Ricardo Araujo, docente de interpretação e história do teatro declara que a produção da cena Aquela que se Perdeu teve início em sala de aula do curso Técnico em Arte Dramática do Senac Piracicaba e os alunos expandiram essa experiência. “Isso traz um grande amadurecimento para eles, além de toda a troca de experiências e informações sobre outros cenários da cultura, outras realidades”, declarou Araujo.

Confira as premiações obtidas pelos dois grupos:

Melhor Cena: As Ameixas sobre o Tempo, da Cia. Farrapos Delirantes, com os atores Allan Araújo e Éverton Gatti, além de Gabriel Mazon tocando violocelo e João Nalão na direção.

Melhor Cena Júri Popular: Maria,Sou Eu, da Cia Por Volta de Logo Depois. Direção de João Nalão e música de Gabriel Mazon.

Melhor Ator: Allan Araújo por As Ameixas sobre oTempo, da Cia. Farrapos Delirantes.

Melhor Conjunto Estético: Ameixas sobre oTempo, da da Cia. Farrapos Delirantes,

Melhor Texto Inédito: Maria,Sou Eu, de Alessandra San Martin, da Cia Por Volta de Logo Depois.

Deixe uma resposta