Cecílio Elias Netto estará no Canal Futura

O jornalista piracicabano Cecílio Elias Netto estará, nesta segunda-feira, 13, às 15h20, no Canal Futura, para apresentar o dialeto “caipiracicabano” a todo Brasil. Autor de diversos livros que contextualizam o jeito peculiar de falar do piracicabano, Cecílio também comentará sobre sua mais famosa obra, “Arco, Tarco, Verva”.

No último dia 18 de maio, Cecílio foi um dos entrevistados da apresentadora Fátima Bernardes, no programa matinal da Rede Globo “Encontro”. Na oportunidade, brincou com artistas e espectadores do programa apresentando algumas das palavras e expressões mais usadas pelo caipiracicabano, entre elas o “Tisorá” (falar mal) e o “Picá o trecho” (caminhar, passear, ir embora). “Arco, Tarco, Verva” já serviu de base para o linguajar utilizado por vários personagens de novelas da rede Globo, como a recente “Etâ mundo bão!”.

No último dia 13 de maio, foi aprovado, junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), o registro do dialeto e sotaque caipiracicabanos como patrimônio imaterial. A proposta pretende oficializar o linguajar caipira local como identidade cultural da cidade.

Deixe um comentário