Diretoria de Ensino recebe pré-inscrições para cursos técnicos do Pronatec

A Diretoria de Ensino Região de Piracicaba recebe até sexta-feira, 31, pré-inscrições para os cursos Técnicos em Hospedagem, Logística, Informática e Design de Interiores do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão ministradas pelo Senac Piracicaba.

São 120 vagas gratuitas, destinadas aos alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual e EJA. O estudante ainda recebe subsídio de R$ 2,00 por hora/aula frequentada para despesas de transportes e alimentação.

Para a pré-inscrição são necessários: CPF e RG do aluno, comprovante de residência, declaração atualizada da escola de que está cursando o ano exigido e a presença e o CPF do responsável, no caso de alunos menores de idade. Caso o responsável não possa comparecer, o estudante deve levar o documento do mesmo. A Diretoria vai preencher um termo de interesse pela vaga e o aluno será enviado para o Senac Piracicaba, onde confirmará sua matrícula. As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

Para a matrícula são necessários os mesmos documentos utilizados na pré-inscrição e a presença do responsável, no caso do aluno ser menor de idade.

O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Com a iniciativa, o Governo Federal pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014. Mais informações e inscrições devem ser obtidas no site www.pronatec.mec.gov.br.

O Senac Piracicaba, parceiro do Programa desde 2012, atende, aproximadamente, 800 alunos atualmente.

“A modalidade habilitação técnica de nível médio prevista no Pronatec tem como um dos principais objetivos a qualificação profissional do aluno da rede pública, o que lhe assegura vantagens para o acesso ao mercado de trabalho. Existem pesquisas que indicam que o estudante do ensino técnico entra no mercado ganhando até 20% mais que o estudante sem essa qualificação”, diz João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba.

Fábio Augusto Negreiros, dirigente regional de ensino, disse que os cursos são oferecidos por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por atender à rede pública estadual. Ele também informou que os cursos atendem a demanda por profissionais da região e estão alinhados às necessidades do setor de serviços de Piracicaba e região.

Confira os cursos:

Técnico em Design de Interiores

Data: 25 de fevereiro de 2014 a 25 de setembro de 2015.

Hora: terça, quarta e sexta-feira, das 8 às 12 horas

 

Técnico em Hospedagem

Data: 25 de fevereiro de 2014 a 02 de setembro de 2015

Hora: terça, quarta e quinta, das 13h30 às 17h30

 

Técnico em Informática

Data: 24 de fevereiro de 2014 a 15 de fevereiro de 2016.

Hora: segunda, terça e quinta, das 8 às 12 horas

 

Técnico em Logística

Data: 25 de fevereiro de 2014 a 25 de agosto de 2015

Hora: terça, quarta e quinta, das 8 às 12 horas

 

Serviço:

Pré-inscrições para cursos do Pronatec

Local: Diretoria de Ensino Região de Piracicaba

Hora: 30 e 31/01 (quinta e sexta-feira), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Endereço: Rua João Sampaio, 666, bairro São Dimas, Piracicaba

 

Informações: Senac Piracicaba

Endereço: Rua Santa Cruz, 1148 – Bairro Alto

Informações: diretamente na unidade ou pelo telefone (19) 2105-0199

1 comentário

  1. Erielton Gonçalves em 30/01/2014 às 18:46

    Os cursos técnicos estão cada vez mais em alta porque são menos tempo de estudo que uma faculdade e tendem aos técnicos terem ótimos salários, e assim poder arcar com as despesas de uma faculdade. E além disso são oferecidos gratuitamente pelo Pronatec.

Deixe um comentário