Feimep segue até dia 28 com concertos gratuitos

Musica-EruditaAté 28 de julho, Piracicaba sedia o 4º Festival Internacional de Música Erudita (Feimep), com concertos gratuitos no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A abertura, realizada no domingo (21), trouxe para a cidade o jovem tenor Jean William, revelação do canto lírico nacional. Nesta segunda-feira (22) a programação continua com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, às 20h. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes.

Em clima de emoção, a Orquestra de Piracicaba será regida por André Micheletti, coordenador artístico e pedagógico do Festival. Esta é a estreia do instrumentista piracicabano na regência e também a primeira apresentação da Orquestra após a morte de Egildo Pereira Rizzi, aos 76 anos, em dezembro do ano passado. Rizzi, que estava na condução dos trabalhos há mais de 20 anos, abriu a programação artística da terceira edição do festival ao lado do maestro Sergei Eleazar de Carvalho.

“Será uma noite de homenagens, até pela importância do maestro para a música clássica de Piracicaba. Os instrumentistas que conviveram ao seu lado sempre elogiaram a forma como conduziu a Orquestra de Piracicaba”, diz Micheletti. O programa traz obras de Benecase, Bottesini, Godinho, Bach, Grieg e a música Recordando Itajubá, de autoria de Rizzi. Atuam como solistas na noite Sérgio de Oliveira (contrabaixo) e Michel de Paula (flauta).

Na terça-feira (23), também às 20h, o Teatro do Engenho recebe Ricardo Herz Trio, tendo o violinista que dá nome ao grupo acompanhado por Michi Ruzitschka ao violão e Pedro Ito na bateria. A apresentação traz parte do repertório do CD Aqui é o meu lá, gravado em julho de 2012. Presença cativa nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, Ricardo possui uma contagiante presença de palco, com estilos que vão do erudito ao forró, da improvisação ao jazz e do choro à MPB.

As noites de quarta e quinta-feira (24 e 25) contam com apresentações dos professores do festival, que interpretam obras de Mozart, Haken, Rossini, Brahms e Schubert. No palco estarão Mathias Tacke, Rosnei Tuon e Vèronique Mathieu ao violino, Rudolf Haken na viola, Minna Rose Chung, Lilit Kurdiyan, Watson Clis e André Micheletti ao violoncelo, Sergio de Oliveira no contrabaixo e Anna Khanina ao piano.

No fim de semana estão programados concertos com a Orquestra Sinfônica de Americana (dia 26), sob regência do finlandês Ville Mankkinen e com a participação de Álvaro Henrique ao violão; concerto dos alunos do festival e apresentação de instrumentistas mirim da Amorfipi (Associação Amigos da Orquestra Filarmônica Infanto Juvenil), no dia 27, e no encerramento (28, às 11h), Ernst Mahle assume a regência da Orquestra Acadêmica do Festival.

CONCEPÇÃO – O festival visa ao desenvolvimento de novos músicos, ampliando, sobretudo, as práticas culturais na região. Além da programação artística, 170 alunos de todo o país participam de masterclasses de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano com 13 professores renomados do Brasil e do exterior, vindos da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Armênia, Coréia, Moscou e Equador.  “A proposta é a de trazer a música erudita para Piracicaba em um nível internacional, com crianças e jovens de todo o Brasil em contato com professores dos grandes centros musicais”, aponta  Micheletti.

Em 2013, professores e alunos também percorrem durante a semana instituições de Piracicaba na realização de concertos sociais. Estão confirmadas apresentações no Lar dos Velhinhos, Hospital dos Fornecedores de Cana, Casa do Bom Menino e Centro do Câncer Francisco Cunha Filho (da Santa Casa de Piracicaba).

O Feimep é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural; Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Associação Amigos de Mahle. O patrocínio é da Elring Klinger e do Colégio Piracicabano. São apoiadores a Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap), Secretaria Municipal de Educação, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), Ensino Médio Integral Escola Estadual Sud Mennucci, Conserv Engenharia e Simespi.

 

SERVIÇO – 4º Feimep, de 21 a 28 de julho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3413-8526, www.facebook.com/IVFeimep ouwww.feimep.com.br.

Deixe uma resposta