Homenagem da Câmara celebra os 100 anos da Refrigerantes Orlando

19814A Câmara de Vereadores realizou, na noite de quarta-feira (4), uma reunião solene em celebração aos 100 anos da Refrigerantes Orlando. O evento aconteceu no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A cerimônia, de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), reverenciou a história da fabricante das bebidas Gengi-Birra e Etubaína.

Fundada em 27 de fevereiro de 1913 por Vicente Orlando, a Refrigerantes Orlando manteve-se uma empresa de estrutura familiar e, hoje, é comandada por Renato Orlando. “É com grande satisfação que a Câmara reconhece e homenageia a família Orlando”, salientou Pedro Kawai, destacando as vitórias da empresa ante os “altos e baixos” que enfrentou.

O vereador citou a expressão usada frequentemente por quem recebe o título de “Cidadão Piracicabano” –de que quem bebe a água da cidade cria para sempre raízes no município – para fazer uma comparação à sensação de experimentar Gengi-Birra, refrigerante feito a base de limão e gengibre. “Quem já morou em Piracicaba e tomou uma Gengi-Birra, jamais deixará de ser daqui.”

A ligação que boa parte dos piracicabanos mantém desde pequeno com as bebidas da marca Orlando também foi destacada pelo atual presidente da empresa. “Lembro que, quando tinha 5, 6 anos e passei a conviver com o pessoal da fábrica, aquilo para mim era um parque de diversões. Hoje, a saudade daquele tempo não dói, porque acabei dando continuidade aos meus dias de infância. Que bom foi sentir o gostinho de que minha infância nunca teria fim!”, disse Renato Orlando.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, ressaltou que, apesar dos períodos de instabilidade financeira que enfrentou, a Refrigerantes Orlando continua forte. “A empresa conseguiu superar todos os obstáculos que o país oferece para quem quer empreender. Apesar das adaptações, a marca se mantém sólida.”

Junto com seus três filhos e a esposa, Vera Lúcia, Renato Orlando foi agraciado com diploma de reconhecimento de mérito da Câmara e placas comemorativas da Acipi e da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), por iniciativa do deputado estadual Roberto Morais (PPS). O empresário também recebeu das mãos de Pedro Kawai a moção de aplausos 199/2013.

Em seguida, a Refrigerantes Orlando prestou homenagens a três pessoas com estreita ligação com a história da empresa ––José Orlando, Inês Orlando dos Santos e Noel das Neves, o mais antigo colaborador da companhia–– e à Acipi, a Pedro Kawai e a Roberto Morais.

O deputado estadual foi representado na solenidade por seu assessor Reginaldo Moura, que compôs mesa junto com Pedro Kawai, Sérgio Fortuoso, Fábio Bragança (historiador da Câmara), Washington Marciano (gerente executivo da Acipi) e Ricardo Mori (do Instituto Federal de Educação de São Paulo).

Ao final da reunião solene, foi aberta a exposição, instalada no Memorial do Empreendedorismo da Acipi, que retrata os 100 anos da Refrigerantes Orlando. A mostra, com curadoria de Fábio Bragança e entrada gratuita, é a primeira em homenagem a uma empresa que o espaço recebe desde sua inauguração, no ano passado.

Deixe uma resposta