Projeto Tutor, do Canil Municipal, visa saúde de filhotes abandonados

Iniciado há pouco mais de um ano pelo Canil Municipal, mantido pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Piracicaba, o Projeto Tutor foi criado para garantir a saúde de filhotes de cães e gatos abandonados na cidade. A partir do comunicado de que uma ninhada é encontrada, a Prefeitura propõe que a pessoa que a encontrou ofereça sua casa como lar temporário até que eles estejam fortes o bastante para seguirem para o Canil e serem adotados. Em contrapartida, a Prefeitura fornece acompanhamento veterinário e toda medicação necessária.

O atendimento no lar temporário inclui vermifugação, aplicação de vacinas e tratamentos diversos, de acordo com o veterinário do Canil, Paulo Lara. “O acompanhamento é feito até o momento em que os filhotes possam ser castrados e colocados para adoção. A proposta tem sido aceita pela maioria das famílias que encontram os filhotes e, muitas vezes, eles nem seguem para o Canil, pois o tutor consegue um novo lar para eles”, informa o veterinário.

De acordo com Lara, antes da criação do projeto, os animaizinhos chegavam das ruas sem nenhum tipo de imunidade e ficavam expostos aos vírus que circulam no recinto do Canil. “Os animais adultos que são recolhidos, em sua maioria, estão acometidos por alguma doença que normalmente é transmissível. Mesmo que os filhotes sejam isolados em outra área, todos ficam no mesmo prédio e a circulação dos vírus é muito grande”, explica.

CENÁRIO POSITIVO – De acordo com Lara, no últimos anos têm diminuído o número de ninhadas abandonadas. Ele atribui isso às diversas e constantes campanhas de castração realizadas pelo Canil Municipal e pelas ONGs protetoras de animais parceiras da Prefeitura. “Felizmente, a conscientização tem aumentado e atualmente não temos muitas solicitações de recolhimento de filhotes, como anos atrás”, informa.

Lara ressalta ainda que o Projeto Tutor só é aplicado no caso de ninhadas abandonadas. A veracidade da denúncia é verificada pelo Canil Municipal.

COMO ADOTAR – O interessado em adotar animais disponíveis no Canil Municipal deve preencher um cadastro e um questionário. Nos documentos, são registradas informações como o motivo que levou à adoção e se todos da residência estão de acordo. Também é necessário apresentar comprovante de residência, documentos pessoais e ser maior de 18 anos.

No site do CCZ há fotos de todos os animais disponíveis. Lá é possível fazer uma pré-escolha, depois, é só seguir para o Canil com os documentos exigidos.

O Canil Municipal fica em prédio anexo ao Centro de Controle de Zoonoses, na rua dos Mandis, s/nº, Jardim Jupiá. O atendimento ao público acontece às segundas-feiras, das 9h às 15h e de terça a sábado, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 ou no site zoonoses.piracicaba.sp.gov.br.

 

Deixe uma resposta