Raiva herbívora é tema de ciclo de palestras

Promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo com apoio das Secretarias municipais de Saúde e Agricultura e da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), o 1º Ciclo de Palestras de Saúde Animal terá como tema a raiva herbívora. O evento será realizado na quarta-feira, 2 de março, a partir das 8h, no auditório do Centro Canagro “José Coral” e é aberto aos produtores rurais e criadores de Piracicaba e região.

De acordo com Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba, o ciclo de palestras é um desdobramento da força-tarefa iniciada em setembro de 2015 por conta de um surto de raiva herbívora registrado na zona rural do município.

“Este ano já temos um caso de raiva herbívora confirmado em Rio das Pedras e as equipes do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) estão realizando a captura dos morcegos em nossa região. É muito importante que os produtores rurais tenham acesso a esse tipo de informação que será passada no evento”, disse.

Somente na primeira semana de fevereiro, uma das equipes do EDA capturou 40 morcegos hematófagos nas regiões de Anhumas, Ibitiruna, Zuim e Ártemis, na zona rural, e no bairro Pompeia, na zona urbana de Piracicaba. “Isso (morcego na zona urbana) nos preocupa muito, por isso estamos concentrando esforços nessa questão e mobilizando as lideranças rurais para que a participação nas palestras sejam maciça”, afirma a médica veterinária Renata Liva, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

Segundo Renata, os produtores estão sensíveis à questão da raiva herbívora e têm recebido bem as equipes durante as visitas. “Eles entendem e aceitam as orientações e também estão buscando vacinar seus rebanhos”, falou.

PROGRAMA

O 1º Ciclo de Palestras de Saúde Animal contará com a palestra “Enfermidades neurológicas de bovinos”, pelo médico veterinário Alexandre Secorum Borges, da Unesp de Botucatu. Na sequência é a vez de Paulo Antonio Fadil, responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, falar sobre “O papel da Coordenadoria de Defesa Animal no controle da raiva”.

O evento terá ainda a palestra da médica Béssel Basso Mattos Rebeis, da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, que abordará “A importância dos cuidados e da vacinação nos humanos” e será encerrado por Juliana Amaral Moreira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que falará sobre a cama de aviário na alimentação bovina e a doença da “vaca louca”.

Deixe uma resposta