Verão começa neste sábado

verao

O Verão começa oficialmente em nosso hemisfério neste sábado, 21, às 15h11 (horário de verão) e vai durar precisos 88 dias, 23 horas e 46 minutos. Os horários de inicio das estações valem para o fuso de – 3h que abrange a maior parte do território brasileiro. O Tempo Legal de Brasília  é de -3h para o Tempo Universal de Greenwich. Sem o horário de verão é óbvio que o inicio do verão é para às 14h11. As estações do ano não apresentam as mesmas durações quando comparadas entre si, face ao movimento elíptico da Terra ao redor do Sol, que é uma decorrência da 2ª Lei de Kepler ou Lei das Áreas.

No hemisfério sul da Terra, a estação de maior duração é o Inverno e o de menor duração é o Verão. As estações do ano ocorrem pelo fato do eixo de rotação da Terra estar inclinado em relação ao plano da órbita terrestre (66° 33’) e não pela maior proximidade ou maior afastamento do nosso planeta em relação ao Sol.

É neste sábado que estará ocorrendo, portanto, o dia mais longo do ano (13h35) e, consequentemente a noite mais curta (10h25). Má noticia para aqueles que curtem as madrugadas.

CURIOSIDADE

Interessante notar que neste sábado o Sol estará praticamente ‘a pino’ por volta das 13h04  nesta região. Próximo a cidade de Atibaia, SP, onde passa o Trópico de Capricórnio, os objetos não projetarão sombra às 13h04.  Na verdade, isto acontece somente nas regiões próximas aos trópicos de Capricórnio e no trópico de Câncer, o primeiro em 21 de dezembro e o segundo em 21 de junho, que são respectivamente o Verão nos dois hemisférios. Entre os trópicos, o Sol  vai ‘a pino’ duas vezes ao ano em momentos que depende da latitude do lugar.

A  IDÉIA  ERRADA   DOS   SIGNOS

Se ocorresse neste sábado um eclipse total do Sol, todos poderiam ver que o astro-rei está na constelação do Sagitário. Ele permanece nesta constelação por 33 dias, do dia 18 a 19 de janeiro. Por conseguinte, é bom conferir o seu verdadeiro signo uma vez que , segundo o divulgado nos horóscopos, o Sol fica em Sagitário de 23 de novembro a 21 de dezembro. Segundo ele, depois do dia 22, o seu signo será Capricórnio quando na realidade o Sol fica em Sagitário até 19 de janeiro.

Deixe uma resposta