Inverno começa nesta sexta-feira

O solstício do inverno começa oficialmente às 2h04 desta sexta-feira (21). No outro hemisfério da Terra, os habitantes estarão vivenciando o inicio do verão. Isto acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27’ em relação ao plano da órbita que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam menos sobre o hemisfério sul e mais sobre o hemisfério norte.

A partir da sexta-feira, que trará a noite mais longa do ano – do por ao nascer do Sol serão 13h17 de escuridão –, gradativamente, os dias se tornarão mais longos e, consequentemente, as noites mais curtas. Em 22 de setembro, por ocasião do equinócio da primavera, a duração dos dias e das noites se igualará. A duração do inverno será precisamente de 93 dias, 15 horas e 40 minutos.

Em nossa região, o Sol nascerá nesta sexta-feira às 6h46 e se porá às 17h27. A passagem meridiana ocorrerá às 12h07.

Para aqueles interessados em conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol está na constelação do Touro. No dia seguinte, 22, o Sol entra na constelação dos Gêmeos e fica até o dia 20 de julho.

O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu.

É somente por ocasião dos equinócios – outono e primavera – que o Sol nasce exatamente a leste e se põe a oeste. A chegada do inverno trás noites propicias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o Escorpião, Virgem, Leão, Cruzeiro do Sol e Carina entre outras. O planeta que está em evidencia é Saturno e uma visita a um observatório é uma oportunidade única para conferir a contemplação do planeta dos anéis, a maravilha do sistema solar.

Deixe uma resposta