7 neuro-dicas para aumentar a felicidade e produtividade no home office

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

pexels-startup-stock-photos-7360

(imagem: reprodução Pexels)

Não é segredo para ninguém que pessoas felizes se engajam mais nas atividades profissionais e, por consequência, acabam tornando-se também mais produtivas. Resumo da ópera: para qualquer empresa, colaboradores felizes são sinônimo de lucro.

Em tempos de pandemia, a maior dificuldade enfrentada pelos gestores tem sido exatamente esta: manter elevados o moral e a motivação das equipes. Embora passando mais tempo junto aos seus familiares, é inegável que os funcionários estão privados de atividades externas de lazer e entretenimento, o que fatalmente se reflete em seu estado de espírito.

Mas o estudioso da neurociência Renner Silva, engenheiro, mestre em Ciência da Educação e professor da PUC Minas Gerais na disciplina Ciência da Felicidade e Bem-Estar, garante que é possível usar a ciência como aliada na busca de maior produtividade no home office. “Quem determina o que seus colaboradores farão ou não, produzir ou não, é a mente de cada um deles, e ela tem gatilhos inconscientes, interpretações próprias adquiridas ao longo da vida”, explica Renner. “Esse é um dos fatores que podem – e possivelmente vão – atrapalhar a produtividade se as informações certas não forem enviadas ao cérebro.”

Especialista em temas como autoconhecimento, liderança, relacionamentos e inteligência comportamental, Renner aborda a felicidade e o desenvolvimento humano sob o prisma científico. Em mais de cinco anos, ele já treinou cerca de um milhão de pessoas. Confira a seguir sete neuro-dicas (e seus respectivos porquês) elencadas pelo estudioso da felicidade para manter ou aumentar a sua produtividade (e a dos colaboradores) no home office.

Atitudes essenciais para o trabalho em casa

  1. Mantenha a rotina

Acordar e iniciar o expediente nos mesmos horários do escritório ajuda o cérebro a “entender” o trabalho em casa. Ao longo da sua vida profissional, sua mente entendeu a sua rotina e sabe os horários em que tudo acontece. Não provocar mudanças fará com que ele continue entendendo que é hora de trabalhar.

  1. Escolha um único espaço da casa para trabalhar

A tendência é que sua mente tente entender “o que está acontecendo?”, “por que estamos em casa?”, “o fim de semana não acabou?”, “é feriado?” Todos os seus sentidos naturalmente enviarão estímulos visuais, olfativos, auditivos etc., que farão sua mente perceber que você está em casa. Porém, de alguma forma, ela vai ter que entender que o jogo mudou e, quanto mais rápido isso acontecer, melhor.

Como consolidar um hábito exige repetição, mudar o posto de trabalho diariamente atrapalha – deixará sua mente confusa no processo, afinal, toda interferência prejudica a produtividade.

  1. Deixe a mesa organizada e (de preferência) vazia

O córtex cerebral é sensível à desordem visual, prejudicando a atenção e esgotando as funções cognitivas rapidamente. Não misture em seu novo posto de trabalho objetos que apenas pertencem à sua casa.

  1. Vista a identidade

Use roupas que você usaria no ambiente de trabalho com muitas pessoas ou, se puder, até melhores. Sua mente se sentirá empoderada, podendo assim até alcançar melhores desempenhos, uma vez que o pijama emite sinais inconscientes de relaxamento e descanso.

  1. Saiba a hora de parar

Limite a jornada. Conforme a semana evolui, o cansaço e estresse prejudicam as funções cognitivas. Você deverá desenvolver tanto a habilidade de ser um bom profissional no ambiente caseiro como a de ser um excelente membro familiar no mesmo ambiente. Por isso, horários têm que ser respeitados.

  1. Use uma cadeira confortável

Um incômodo físico por ficar horas em uma cadeira inapropriada fará com que seu cérebro crie pretextos para te tirar dali, pois aquela situação não está lhe fazendo bem. Esses pretextos vêm em forma de procrastinação, falta de interesse, cansaço físico e mental, bem como aumento de estresse e perda da concentração. Sua mente é inteligente, quer apenas lhe proteger, e é por meio desses sintomas que ela tenta se comunicar, dizendo que tem algo errado. 

  1. Aproveite o tempo ganho

Certamente você ganhou alguns minutos a mais devido à ausência de logística. Afinal, você não precisa mais se locomover até o trabalho. Já que você acordou no mesmo horário, como orientado no item 1, aproveite esse tempo extra para organizar sua mente e suas tarefas. Para isso, indico abaixo uma pequena lista a ser preenchida antes e depois do horário de trabalho. Essa lista possui alguns gatilhos mentais poderosíssimos para tornar a sua mente blindada, forte e produtiva. Não apenas pense nas respostas, mas procure escrevê-las. Isso é fundamental para o resultado desse exercício.

Foco do próximo dia: Qual será seu maior foco do dia seguinte?

As cinco prioridades: Quais são as cinco tarefas que não podem deixar de ser feitas de forma alguma amanhã?

Para evitar no dia: O que te interrompeu hoje que não pode interromper amanhã?

Como foi meu dia de trabalho de hoje: Basta estabelecer uma nota de 0 a 10.

O que aprendi hoje: Sempre aprendemos algo novo, e isso deve ser registrado.

A que sou grato: Tenha consciência das dádivas do dia.

 

*Ruhama Rocha é profissional de atendimento da Economídia; [email protected]

Deixe uma resposta