De Doces e Fumos de Rolo

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

Doces-Fumos

Quem passa, hoje, pelas calçadas da Rua Ipiranga, na região central de Piracicaba, pode sentir, como há 90 anos, o cheiro adocicado e impregnado da histórica fábrica Doces Martini. Cocada branca, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, doce de batata doce e queijadinha pertencem à memória afetiva dos piracicabanos. Quem já comeu o torrone branquinho, inspirado na Itália? E o “Creminho”, doce feito com leite e ovos? Os mais antigos se lembrarão do famoso “Mata-Fome”, o preferido das crianças à época.

Já quem trafega, atualmente, pela zona rural de Piracicaba, vê, pela janela do carro, a monocultura da cana de açúcar. Cerca de 60 anos atrás, diferentemente, via-se uma variedade maior de cultivos, baseados na agricultura familiar. Por exemplo, na região do Sítio Novo, município de Saltinho, uma família plantava fumo. Cuidavam de todas as etapas da produção — do plantio à colheita, da secagem à confecção dos rolos de fumo de corda — e, por fim, vendiam o produto em seus armazéns.

Os maiores produtores mundiais de tabaco são países de baixa e média renda. O Brasil encontra-se na terceira posição desse ranking, atrás apenas da China e da Índia, de acordo com a ONU, em relatório de 2020. Atualmente, o cultivo da “Nicotiana tabacum”— nome científico da folha de fumo — concentra-se no Rio Grande do Sul, em pequenas propriedades rurais. O governo brasileiro incentiva que se diversifique a produção com investimentos em culturas mais rentáveis. Tal medida adveio de aplicar-se a Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para Controle do Tabaco, da qual o Brasil é signatário desde a criação, em 2006.

Essas duas famílias piracicabanas compuseram a ascendência de Maria Cristina “Martini” Previatti. Divergiam no ramo de negócios, mas ambas traziam algo em comum — o grande número de consumidores de cigarros. O nono, o pai, os tios, os primos e os irmãos eram fumantes. Maria Cristina começou a fumar quando contava apenas 13 anos. Após o casamento, a família do esposo juntou-se ao grupo. Os italianos “Previatti” também compartilhavam do vício.

Resolveu parar de fumar quando o filho Tiago, ainda pequeno, adoeceu gravemente e precisou de toda a sua atenção. Continuava, porém, fumante passiva ao lado do marido, que pitava na casa inteira.

Segundo dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, o fumante passivo inala uma combinação de dois tipos de fumaça: a primária, exalada pelo fumante e a secundária, emitida pela ponta acesa de um cigarro. Esta contém três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas que a primeira.

Maria Cristina, ao longo dos anos, viu, de perto, as consequências que o tabagismo pode trazer aos usuários. Perdeu o pai e a irmã para o câncer de pulmão e viu, noutro irmão, a doença atingir as cordas vocais, como outrora ocorrera com o nono.

Apresenta-se, cumulativamente, no tabagista, o risco de câncer. Quanto mais tempo de uso, maior o risco. Não existe tempo de exposição segura. Estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que o cigarro encurta a vida de um homem em 12 anos e a de uma mulher, em 10.

Seguidora do “Paradas pro Sucesso”, desde sua criação em 2020, Cris prestigia as “lives” com os profissionais da saúde, curte os vídeos dos artistas e compartilha as mensagens antitabagismo com amigos e familiares.

Insistente, sabe que o perigo desse vício continua rondando, sobretudo, as novas gerações. Convive muito com os sobrinhos da nora e preocupa-se, ainda mais, com a neta Alícia. Tenta passar, a eles, os ensinamentos que aprendeu nesses quase três anos de “Paradas pro Sucesso”. Vem fazendo bem o seu papel!

*Dra. Juliana Barbosa Previtalli – médica cardiologista, integrante do Corpo Clínico da Santa Casa de Piracicaba; diretora científica da SOCESP regional Piracicaba; idealizadora do projeto antitabagismo “Paradas pro Sucesso”.

*Erasmo Spadotto – cartunista e chargista, criou a ilustração especialmente para este artigo.

A Província apoia o projeto e a campanha antitabagismo “Paradas pro Sucesso”. Para acompanhar outras crônicas desta série, acesse a TAG Paradas pro Sucesso.

Deixe uma resposta