O tabu da menstruação

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

tabu

Foto: Reprodução Google

Prêmio Oscar 2019 na categoria de Melhor Documentário de Curta-metragem, “Period. End of Sentence”, traduzido por “Absorvendo o Tabu”, escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi, é um filme indiano que aplica um soco no estômago de quem o assiste aberto a todas as suas nuances.

Não se trata apenas de uma obra que mostra a dificuldade da cultura daquele país de lidar com a menstruação. Obtém elevado impacto emocional por construir uma narrativa e um raciocínio que apontam como o não-uso de absorventes, no lugar de folhas de árvores ou toalhas não higienizadas, alia-se ao preconceito para um quadro triste.

A mulher obrigada a esconder a sua menstruação de colegas de escola ou em locais de trabalho perde o acesso à educação e à renumeração, respectivamente, tornando-se submissa nessas duas áreas. Nesse aspecto, o filme relata como um empreendedor local criou uma máquina que produz absorventes a preço acessível e biodegradáveis.

Por meio de uma campanha de arrecadação de fundos, a organização The Pad Project instalou a máquina na pequena vila indiana de Hapur e é apesentado como elas não só aprendem a utilizar o absorvente, mas também passam a fabricá-lo e vendê-lo num contexto em que muitos, seja qual for o sexo, ainda veem a menstruação como uma “doença de mulheres”.

Deixe uma resposta