Livro sobre o 1º Salão de Humor brasileiro é indicado ao Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX divulgou os dez finalistas de cada categoria de sua 29ª edição. O livro 1973, Quando Tudo Começou! História do 1º Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos foi indicado à categoria Livro Teórico. A votação para a escolha do vencedor acontece até o próximo dia 29 de julho.

Lançado em outubro de 2016, 1973, Quando Tudo Começou! unifica a história de origem do Salão da Universidade Mackenzie e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Foi viabilizado por meio de uma parceria da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) com a universidade.

A obra conta com textos do presidente da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA), o professor Adolpho Queiroz, do senador ítalo-brasileiro Fausto Longo e da secretária da SemacTur, Rosângela Camolese.

“Essa indicação é estimulante. Estamos na torcida para que a história do humor gráfico leve o prêmio e seja ainda mais difundida”, comenta Adolpho Queiroz.

Para a secretária Rosângela Camolese, o Troféu HQ Mix é o mais alto reconhecimento ao quadrinho brasileiro e integrar uma publicação indicada a esta premiação traz um sentimento de profunda gratidão. “Aquela ‘Turma de 73’ fez mais que uma exposição de desenhos. Estabeleceu, nos corredores da Universidade Mackenzie, um novo cenário do humor gráfico no Brasil, que culminaria, no ano seguinte, na criação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, hoje firme e forte em sua 44ª edição. Se podemos nos orgulhar de contarmos com o Salão de Humor mais antigo em atividade e um dos mais tradicionais do mundo, devemos muito a esses pioneiros”, ressalta.

A premiação acontece no 17 de setembro, domingo, às 17h, na Choperia do Sesc Pompeia, em São Paulo.

Troféu HQMIX – Considerado o Oscar dos quadrinhos, Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta, e apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita por desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

O HQMIX contempla 26 categorias: Livro Teórico; Adaptação para Quadrinhos; Arte Finalista Nacional; Colorista Nacional; Desenhista Nacional; Edição Especial Estrangeira; Edição Especial Nacional; Editora do Ano; Evento; Novo Talento – Desenhista, Novo Talento – Roteirista; Projeto Editorial; Publicação Aventura-Terror-Fantasia; Publicação de Clássico; Publicação de humor; Publicação de Tira; Publicação em Minissérie; Publicação Independente de Autor; Publicação Independente de Grupo; Publicação Independente Edição Única; Publicação Infantil; Publicação Juvenil; Publicação Mix; Roteirista Nacional; Web Quadrinhos; Web Tira.

Deixe uma resposta