11ª Festa da Mandioca acontece nos dias 12 e 13

A tradicional Festa da Mandioca, que faz parte do calendário oficial de eventos turísticos do município, terá sua 11ª edição realizada nos dias 12 e 13 de setembro, em frente à antiga estação ferroviária do distrito de Ártemis, na praça João Alfredo. A novidade este ano é a mudança de horário, iniciando mais tarde no sábado (12), às 17h, e mais cedo no domingo (13), às 10h.

A festa contará com uma grande variedade de pratos à base de mandioca, que é o carro-chefe do evento, e uma praça de alimentação que comercializará porções de mandioca frita, bolinho de mandioca (sem glúten) nos sabores natural, alho, queijo e calabresa, escondidinho de carne seca inclusive em embalagem para viagem, croquetes de frango e carne seca, e caldos de variados sabores. Além de outras opções como espetinho, pastel, cuscuz, crepe, churros e bebidas.

No sábado (12), a abertura oficial e o início do evento acontecem às 17h, com show do Grupo de Violeiros Escolinha de Ártemis. Em seguida, às 19h, acontece o show de Vagner e Alexandre com Banda, e às 21h, o show de Ivan Domingues e Banda. O encerramento da programação musical acontece com o show de Rogério Romero e Banda, às 22h30, e o evento acontece até meia noite.

No domingo (13) a Festa começa às 10h, e além da programação musical, haverá o tradicional almoço para que o público possa prestigiar os quitutes à base de mandioca, tais como escondidinho de mandioca com carne seca, nhoque, mandioca sertaneja, vaca atolada, cuscuz de mandioca, maionese de mandioca, arroz branco, feijão e saladas variadas. Além disso, haverá outras opções de pratos na praça de alimentação da festa.

Ainda no domingo, a programação musical terá início às 12h, com apresentação da Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas. Às 14h30, o público poderá assistir a apresentação do Sr. Tilinho Sanfoneiro, que será seguido pelo show da dupla James e Felipe, às 18h, que fará a última apresentação musical da festa. O evento será encerrado às 22h.

Este é o único evento que o Centro Comunitário de Ártemis realiza anualmente, sendo de grande importância para a comunidade, pois a renda da venda dos alimentos é revertida em melhorias para o bairro. Segundo o presidente do Centro Comunitário de Ártemis, Fernando Paulino da Silva, nos dois dias de evento acontecerão sorteios de prendas.

Este ano também haverá uma área de estacionamento para o evento, que custará R$ 15 e terá toda renda revertida para o Centro Comunitário do Distrito de Ártemis. “Durante os dois dias de festa serão fechadas algumas ruas do distrito de Ártemis, com autorização da Semuttran, para o estacionamento de veículos de quem vier prestigiar o evento. Serão fechadas as Ruas São João, Rua Dona Elvira, Rua Vitória Resende, Rua 16, rrolongamento da Rua 07, Rua Fioravante Cenedese, Rua Otílio Moraes, Rua Maria C. Cortese, Rua Júlio Chinellato, Rua Sencião Gil Conez, Rua Amélia Gusti Beretta, Rua Celeste Cecilia, Rua Cenedesse Breglia, Rua João Amaneto de Godoi, Rua Arlindo Blummer”, afirmou Maria Emília Pedron de Rezende, da empresa Staff Luxe, que está auxiliando o Centro Comunitário na organização da festa e que será responsável também pelo estacionamento do evento.

A realização da 11ª Festa da Mandioca é do Centro Comunitário do Distrito de Ártemis, com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, que contribui com o fornecimento e montagem de palco, tendas e pirâmides, iluminação, equipamentos de som, contratação de shows e apoio na divulgação.

“Estamos unindo forças com a comunidade anualmente, para melhor preparar o receptivo da festa para os visitantes, que vem prestigiar a comunidade durante o evento. E com isso, temos conseguido um resultado muito positivo junto à comunidade”, afirmou a Secretária de Turismo, Rose Massarutto, sobre o evento que já é conhecido pela cidade e também por toda a região.

1 comentário

  1. Aucilene em 28/09/2015 às 08:04

    BOM DIA EU GANHEI O SORTEIO DA VIAJEM QUE TEVE NA FESTA DA MANDIOCA E GOSTARIA DE SABER ONDE RESGATAR A VIAJEM, OBRIGADA

Deixe um comentário