1º cáxaraLab – Festival de Economia Criativa de Piracicaba

CaxaraLab_logo

Num grupo plural, formado por contribuições de diversos profissionais, o “Coletivo de Economia Criativa de Piracicaba” contou com o talento da Neurônio Adicional e do cartunista e professor Camilo Rianni para o desenvolvimento de sua identidade visual.

O “1º cáxaraLab – Festival de Economia Criativa de Piracicaba” acontece de 14 a 24 de novembro, com múltiplas atividades em diversos locais da cidade. O evento é coordenado pela piracicabana Taís Helena Martins Lacerda, que conta: “A grade de eventos reúne negócios criativos, que pretendem fortalecer a cultura local – por meio de exposições, palestras, apresentações musicais, gastronomia, caminhada inclusiva, workshops, rodas de conversa, entre outras ações”.

A abertura do Festival foi realizada no Teatro do SESC Piracicaba, dia 14. O evento inaugural contou com a presença de Ana Carla Fonseca, administradora pública e economista, idealizadora da Garimpo de Soluções, empresa de geração de conteúdo em Economia Criativa / Cidades Criativas. Dona de vasto curriculum, a palestrante é mestre em administração e doutora em urbanismo (USP), com atuação como professora na FGV/SP, na UCAM/RJ, além de universidades na Argentina e na Espanha.

Para conhecer a programação completa do “1º cáxaraLab – Festival de Economia Criativa de Piracicaba” acesse:

https://www.instagram.com/caxaralab/

www.caxaralab.com.br

Tradição e Inovação

O Festival acontece no contexto de um Projeto mais amplo – idealizado e liderado por Taís Lacerda, professora universitária e consultora em inovação –, que possui parcerias  estratégicas com: Agência Neurônio Adicional, unidades do SESC e do SENAC de Piracicaba, Centro Cultural Martha Watts, ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, Casa do Marques, Casa da Floresta, Corsi Arquitetura e Empório Produções.

Os objetivos do Projeto – que já constituiu um Coletivo, composto por profissionais de diversificadas áreas – são: fomentar ações focadas na Economia Criativa, como mecanismo de fortalecimento da identidade local, assim como mapear a contribuição econômica desse setor no município e agregar valor aos bens e serviços produzidos em Piracicaba.

A consultora esclarece que o Projeto pretende “valorizar o patrimônio cultural do município, por meio da interação entre a tradição e a inovação”. Um projeto coletivo que entende a Economia Criativa como uma oportunidade significativa: “um novo vetor de desenvolvimento local articulado”.

Para saber mais:

Para conhecer melhor o tema “Cidades Criativas”, acesse o TEDx com Ana Carla Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=M8pSOzpdEoI.

Serviço:

1º cáxaraLab – Festival de Economia Criativa de Piracicaba. De 14 a 24 de novembro. Abertura: Teatro do SESC Piracicaba, 5ª feira (dia 14), às 19h. Entrada gratuita e aberta ao público – retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Deixe uma resposta