Piracicaba participa do “Dia Mundial da Criatividade”

logo-wcd-transparent

 

A quarta edição do “Dia Mundial da Criatividade” (World Creativity Day) acontece em abril, nos dias 21 e 22, em formato digital – como já ocorreu no ano passado, em função da pandemia do coronavírus. E, pelo segundo ano consecutivo, Piracicaba participa deste festival colaborativo de criatividade e inovação, que reúne 120 cidades de 16 países.

São mais de 1.500 atividades gratuitas e online, num evento inspirado pelo tema proposto para este ano: “Novo Mundo, Novas Habilidades”. Programação e inscrições para assistir as palestras/oficinas estão no site www.worldcreativityday.com/world/activities ou baixando o app “Dia da Criatividade”, disponível na Apple Store e no Google Play. Lá, você pode selecionar categorias de atividades e cidades participantes.

Participação de Piracicaba

Em Piracicaba, a líder e coordenadora local é Tais Helena Martins Lacerda, consultora em inovação e professora universitária que, desde o ano passado, assumiu a responsabilidade de trazer o World Creativity Day para nossa cidade.

“Estamos vivendo uma mudança de paradigma. Neste contexto, a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades são fundamentais para garantir empregabilidade ou se reinventar no mercado de trabalho. E este evento oferece oportunidades de inspiração nesse sentido. É por isso que estamos orgulhosos ao ver Piracicaba fazendo parte do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, ao lado de cidades globais como Barcelona, Vancouver, Dubai, Paris e Londres”, afirma Tais Lacerda.

Em Piracicaba, o evento conta com o patrocínio de: CaxaraLab, A Província, ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, Engenho da Notícia – Comunicação Integrada, Rentalpix, Portal 15 e Exclusiva.

Bolsas de estudos

Neste ano, o Dia Mundial da Criatividade coloca à disposição mais de 112 mil bolsas de estudo de até 100% de desconto em cursos livres de diversas escolas do mundo, como a Saibalá, Perestroika, Singularity University, Doméstika, entre outras. Para ter acesso a eles basta usar o código de participação que será disponibilizado nos eventos ao vivo para acessar a plataforma Creative Card.

Programação

Entre os temas das atividades disponibilizadas por Piracicaba para o WCD estão potencialização de negócios nas redes sociais, arborização urbana, empreendedorismo, museus, arte, afroturismo, entre outros. Confira a programação local:

– Projeto EEP Baja (Andre de Lima);
– Canal Ambientalmente (Sergio Arnosti Junior);
– Canal Contar História (Carmelina de Toledo Piza);
– Soluções e desafios para a gestão dos resíduos da arborização urbana (Adriana Nolasco);
– Aprendizagem Cooperativa (Roberto Almada Leitão);
– Afro-Futuro no Turismo (Julia Madeira);
– Apresentação de uma loja Colaborativa (Cintia Miyasaka Oliveira);
– Mulheres em Movimento (Aldelize do Nascimento);
– Kombi Alzira e o Cancioneiro dos Rios (Márcio Sartório);
– InspirArte (Joceli Cerqueira Lazier);
– Pandemia: desafio enfrentado pelos museus (Renata Gava);
– A criatividade na solução de conflitos emocionais (Marina Autuori);
– Uso de redes sociais para potencializar negócios (Gustavo Briones – “live” dia 22/04, às 16h).

World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril.

Este ano, o evento apresenta-se como a primeira “feira de experiências educacionais criativas”, liderando campanha de doação de milhares de bolsas de estudos para os participantes. Nesta quarta edição, os países participantes do evento são, além do Brasil: Austrália, Canadá, Republica Dominicana, Franca, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Namíbia, Paquistão, Portugal, Espanha, Suécia, Emirados Árabes e Estados Unidos da América.

Serviço

Dia Mundial da Criatividade – atividades online e gratuitas acontecem em 21 e 22 de abril.
Programação e inscrições para assistir as palestras/oficinas estão no site www.worldcreativityday.com/world/activities ; ou baixando o app “Dia da Criatividade”, disponível na Apple Store e no Google Play. Informações adicionais com a líder local Tais Helena Martins Lacerda por email ([email protected]) ou celular (19 9.9787-7344). 

Deixe uma resposta