A “Banda do Bule” revive em documentário

Banda-Bule-convite

O evento cultural que agitou os carnavais piracicabanos na década de 1970 ganhou registro e memória no documentário “A história da Banda do Bule”. O projeto realizado pelo cineasta piracicabano Gilson Sabadin, com apoio do editor Leandro Palauro Alves e equipe, será exibido nesta quarta-feira, dia 27, às 20h, na Pinacoteca Municipal. A entrada é franca e o documentário tem duração de cerca de 20 minutos.

Com apoio da Secretaria Municipal de Ação Cultural, Gilson dedicou-se, por meses, a pesquisas em jornais locais, assim como entrevistas com protagonistas da época – recolhendo letra e música do hino da Banda, entre outros conteúdos.

Segundo Sabadin, “a ideia de realizarmos este documentário foi justamente a de deixar um registro histórico sobre a sua existência. O carnaval de Piracicaba viveu grandes momentos e a Banda do Bule foi um deles. Foi excelente a contribuição de alguns dos fundadores, entre eles o Luiz Antonio Fagundes, o Vado do Mirante, Fued Kraide, Idico Pelegrinotti, Adolpho Queiroz, entre outros que conseguimos localizar.”

O diretor do documentário explicou, também, que “encontramos no Espírito Santo o autor da letra e música da Banda, o publicitário Rui Roberto Ramos, que nos fez a gentileza de enviar por e-mail a letra e a melodia. Ela foi reinterpretada exclusivamente para o nosso documentário, por Leonardo Claudino.”

Para o publicitário e jornalista Adolpho Queiroz, um dos entrevistados para o documentário, “vai ser uma grande noite, para reencontrar os amigos, os protagonistas, matar as saudades daqueles dias, que deram um toque de irreverência ao carnaval piracicabano. E, também, de reconhecer e relembrar a grande figura do prof. Alceu Righetto, outro dos protagonistas importantes desta história.”

Banda-Bule-1

O ex-vereador João Sachs como “Rainha da Bateria”, distribuindo alegrias na rua Governador. (foto: divulgação)

Serviço:

Documentário “A Banda do Bule”: avant premiere nesta quarta-feira, dia 27, às 20h, na Pinacoteca Municipal. A entrada é franca e o filme tem duração de cerca de 20 minutos.

Deixe uma resposta