Alunos do PiraproDança apresentam coreografias no Teatro Dr. Losso Netto

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto sedia nesta terça-feira, 18, às 20h, apresentação de balé do PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba). O evento traz quatro coreografias nos estilos clássico, neoclássico e contemporâneo. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A entrada é gratuita.

A primeira apresentação, Aula em Palco, é uma criação da maitre de balé Camilla Pupa, diretora artística do PiraproDança. “A ideia é que o público perceba, por meio dos movimentos, as necessidades diárias de um bailarino para a execução de um trabalho coreográfico”, explica Camilla.

Na sequência, sob orientação de Eduardo Bonnis, a noite terá Três Movimentos, coreografia neoclássica construída a partir da linha melódica da composição de Charles Gounod. Inspirada no balé Quebra-Nozes, Alfredo Ligabue criou Valsa das Flores, terceira coreografia da noite, no estilo clássico.

Para o encerramento, Edy Wilson elaborou, com assistência de Rafael Luz e músicas de Jon Hopkins e Suba, a coreografia contemporânea Cumplicidade, que sugere, no sentido alterado da palavra, apoiar, aceitar, compartilhar, saber, entender ou estar ao lado somente.

Conforme destaca Camilla Pupa, a noite também terá entrega de certificado aos participantes. “Por meio das aulas técnicas, conseguimos aguçar o movimento expressivo potencial dos bailarinos e a capacidade de improvisação de cada um. Procuramos fornecer noções amplas do saber corporal como as dimensões do movimento, a sua função indicativa de estados afetivos e a capacidade de representação de sentimentos e ideias.”

O PROGRAMA – Iniciada em outubro, a etapa intensiva do PiraproDança teve como proposta a imersão de formação artística, se dividindo em quatro blocos, num total de 15 dias e 120 horas. A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), com patrocínio da Arcelor Mittal e da Elring Klinger, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Ao todo 48 bailarinos participaram do programa, sendo que 36 deles integram a apresentação final. Eles são provenientes das cidades de Piracicaba, São Paulo, Campinas, Varginha, Rio Claro, Bauru, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Araçatuba, São Carlos, Rio das Pedras, Americana, Santos, Ribeirão Preto, Iracemápolis, São Lourenço e Sumaré.

A maior parte dos bailarinos ficou alojada no próprio Teatro Dr. Losso Netto, que dispõe de uma infraestrutura com quartos, sala de estar e banheiros. Também foi disponibilizada alimentação aos estudantes.

Nos três blocos, os alunos participaram de aulas técnicas com Alfredo Ligabue, Eduardo Bonnis e Edy Wilson. A programação trouxe ainda palestras sobre história da dança, história da música na dança, concepção coreográfica e construção de personagens, maquiagem e metodologia com Ady Addor, Marcela Benvegnu, Luciano Henrique, Eduardo Bonnis e Cintia Pinotti.

SERVIÇO – Encerramento do PiraproDança. Terça-feira (18), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro, Piracicaba). Entrada gratuita. Retirada de ingressos: uma hora antes. Mais informações: (19) 3433-4952.

Deixe um comentário