Autores de adaptação em quadrinhos do clássico de Machado de Assis no Sesc Piracicaba

IMG_4734_Foto Rogério TavaresA adaptação em quadrinhos da dúvida e o mistério que envolve Capitu no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, renderam o Prêmio Jabuti e o HQMIX 2014 ao roteirista Felipe Greco e ao ilustrador Mario Cau. Para falar sobre o trabalho e a experiência de uma graphic novel, os profissionais estarão neste domingo (23/8), a partir das 14h, no Sesc Piracicaba em encontro gratuito.
A obra foi contemplada com o edital ProAC e publicada pela Devir. Venceu o Prêmio Jabuti em 2013 nas categorias “Ilustração”, em segundo lugar, e “Livro Didático e Paradidático”, em terceiro lugar. Também foi premiada com o Troféu HQMIX na categoria “Adaptação para Quadrinhos”.

Sobre Felipe Greco
É ficcionista e editor. Em 1991, venceu o concurso “Momentos Inesquecíveis”, promovido pela Fiat, com o conto “Anjo provisório”. Para adultos, escreveu: Caçadores noturnos (Desatino, 2001), O coveiro (Desatino, 2003) e Relicário (Summus/GLS, 2009). Para adolescentes: Memórias do asfalto (Desatino, 2006 – selecionado neste mesmo ano pelo PAC, sigla anterior do ProAC). E para crianças: Lilica, o rabugento e o leão banguela (Desatino, 2010 – selecionado pelo ProAC em 2009). Em 2010, premiado pela Funarte na Bolsa de Interações Estéticas, desenvolveu O Escorpião, texto para teatro (ainda inédito). Em 2014, foi convidado e aceitou ser jurado do Prêmio Jabuti.
Sobre Mário Cau – http://www.mariocau.com/
É quadrinista e ilustrador. Começou sua produção autoral com a série Pieces, sobre os momentos cotidianos, que foi indicada ao Troféu HQMIX (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação). Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo, onde publicou Burocratia e By the Southern Grace of God. Participou de várias revistas e antologias, no Brasil e no exterior. Participou dos projetos MSP+50 e Mônica(s), em homenagem aos cinquentenários de carreira de Maurício de Sousa e da personagem Mônica, respectivamente, e da exposição e livro Ícones dos Quadrinhos. Produz a elogiada série de webcomic Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Em 2014, lançou a graphic novel Morphine, inaugurando o selo Pieces, que reúne as publicações independentes autorais do autor. Morphine é a primeira HQ longa com roteiro e arte de Mario, e tem recebido resenhas e críticas positivas. No começo de 2015 recebeu o Troféu Angelo Agostini na categoria “Melhor Desenhista de 2014”. Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais e é professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas – SP, onde reside atualmente.

SERVIÇO
LITERATURA
O que: Literatura Transversal Clube – HQ
Quando: 23/8, domingo, às 14h
Onde: Sala de Internet Livre.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro. Piracicaba/SP
Quanto: Grátis.

1 comentário

  1. Lucia Lebre em 30/08/2015 às 21:57

    Felipe e Mário são demais. Adoro o trabalho deles?

Deixe um comentário