Caixas de fósforo viram telas em mostra na Casa do Povoador

Divino Meu de Angela Oskar  Credito de Eleni Destro (Semac)A Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) abriu na sexta, 20, na Casa do Povoador, a 2ª Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos. De 21 de março a 26 de abril, os visitantes poderão apreciar 600 obras, em diversas técnicas, criadas nas caixas que medem cerca de 4,5 centímetros de comprimento por 3 de largura. A curadoria é de Odair Demarchi e Margarete Zenero. A entrada é gratuita.

Para esta edição, 142 artistas de cinco Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia – inscreveram trabalhos. As caixas que viraram arte também vieram de dois outros países: Turquia e Estados Unidos.

O desafio de fazer arte sobre uma plataforma reduzida foi vencido de forma brilhante pelos participantes, que utilizaram as técnicas óleo, aquarela, acrílica, cerâmica, patchwork, fuxico, fotografia e cartum, entre outras.

“A Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos mostra que a arte é uma ferramenta que possibilita exercer a criatividade sem limites. Outro fator que deve ser destacado é a variação de temas, possibilitada pelo grande número de trabalhos. São recortes que exibem a paisagem, a fé, as manifestações artísticas de Piracicaba e de outras cidades, como o Rio de Janeiro, e até de outros países”, destaca a secretária da Semac, Rosângela Camolese.

Margarete Zenero que, além de curadora é encarregada do espaço, comemora o aumento no número de inscritos em relação à primeira edição da mostra, em 2014, quando 86 enviaram trabalhos, que foram vistos por 2.000 pessoas.

“A ideia da exposição foi inspirada em trabalhos postados no Facebook, de

um grupo coordenado pelo artista Oswaldo Pullen, de Brasília, que produziam obras sobre caixa de fósforos”, conta Margarete.

SERVIÇO – 2ª Exposição Nacional Arte Sobre Caixa de Fósforos. Na Casa do Povoador. Abertura sexta-feira, 20/03, às 20h. Visitação de 21 de março a 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. A Casa do Povoador fica na avenida Beira Rio, 844, Centro. Informações: (19) 3434-8605.

Deixe um comentário