Casa do Salgot abre exposição Linhas e Manchas

Convite Linhas e ManchasA Casa do Salgot ateliê cultural abre, no dia 3 de agosto, às 18h30, a exposição de desenhos da artista Heloisa Angeli – onde os elementos criativos são Linhas e Manchas.

A jovem artista Heloisa Angeli, piracicabana nascida em 1990, graduou-se no curso “Bacharelado em Artes Plásticas”, pela Faculdade Santa Marcelina, em 2011. Desde 2012 continua a dedicar-se a desenvolver sua produção artística dentro do ambiente acadêmico, no programa de “Mestrado em Artes Visuais – Poéticas Visuais” na UNICAMP.

A técnica que considera mais adequada a seus interesses poéticos é o desenho. Na presente exposição podem ser observados vários trabalhos figurativos, produzidos a partir de 2008, nos quais a técnica às vezes é empregada em conjunto com a aquarela ou com a gravura.

A versatilidade do desenho permite obter tanto resultados fluidos – feitos com rapidez, sintetizando o momento de observação do tema -quanto aos resultados elaborados que apresentam mais informações e detalhes, produzidos a partir de estudos e rascunhos. A versatilidade também está presente no papel, suporte tradicionalmente vinculado a essa técnica, que pode ser encontrado nos mais diversos formatos, gramaturas, texturas e cores.

Os temas apresentados nessa seleção – pessoas, animais, plantas e objetos – têm sua representação construída por meio de dois elementos básicos: a linha e a mancha. As técnicas utilizadas em conjunto com o desenho, que podem ser observadas em alguns dos trabalhos, são igualmente empregadas considerando esses elementos.

A linha e a mancha, produzidas no papel por meio de materiais como giz, tinta e lápis possibilitam obter vários padrões visuais e junto da composição, diversas soluções estéticas.

A Casa do Salgot ateliê cultural traz à Piracicaba a primeira exposição individual de Heloisa Angeli que já expôs em mostras coletivas na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. O fato de mesmo morando fora interagir com sua cidade natal é muito importante para as atividades artísticas de Piracicaba. Resgatar gerações recém-saídas do ambiente acadêmico traz renovação ao circuito das artes piracicabana.

Desenhos em papel e cadernos de artista mostram a diversidade de pesquisa de Heloisa Angeli – linguagens universais da expressão artística contemporânea – desenvolvidos com leveza e muita poética pela jovem artista.

Total de trabalhos: 21 desenhos e 3 cadernos de artista.

Período expositivo: 05 de agosto a 13 de setembro de 2013

Horário: segunda a sexta das 14h às 17h – sábado das 10h às 12h – exceto feriados

Outros horários com agendamento

Entrada gratuita

 

Deixe uma resposta