Cristóvão expõe trabalhos do Projeto Oficina de Pintura do CAPS II

DSC00115Os trabalhos dos oficineiros do Projeto Oficina de Pintura dentro do CAPS II Piracicaba podem ser vistos no Cristóvão Colombo, reunidos na exposição “Colorindo o túnel da memória 2013”, a partir do dia 26 de junho. O CAPS II é uma unidade de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do Município de Piracicaba, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social em função de seus transtornos psíquicos.

O projeto, realizado por meio de uma parceria com o Cristóvão e CAPS, proporciona aulas de pintura aos assistidos pela unidade de serviços de Saúde Mental da cidade e, o resultado se vê nas telas, além de promover a reintegração social, recuperação da autotomia e da autoestima dos artistas.

A psicóloga do CAPS II, Maribel Vasquez, explicou que esta oficina de pintura, realizada desde 2009, tem como principal objetivo oferecer aos pacientes, que manifestam interesse e habilidade, a chance de desenvolverem trabalho artístico próprio. “A maioria nunca fez nenhum tipo de curso em desenho ou pintura, mas tem grande capacidade criativa e vontade de produzir”.

A abertura da mostra será no dia 26 de junho, às 14h30, no Hall da Secretaria do Cristóvão.

A verba arrecadada com a venda das obras será dividida entre o autor do quadro e o projeto, como disse a psicóloga Maribel: “usamos o dinheiro para manter o projeto com a compra de material, como tinta, telas, pincel, etc”.

Alguns membros da oficina já participaram de concursos de pintura, sendo inclusive premiados. “Acreditamos que os

sujeitos portadores de transtornos mentais devem tratar-se em equipamentos de saúde adequados as suas necessidades, que possam ser vistos como cidadãos com capacidade produtiva, e incluídos na sociedade”, concluiu Maribel.

Nesta mostra estão expostos trabalhos dos artistas: Alexsandro Shiraga, Carlos Alberto Hilário, Ivaldino Donizete de Faria, Márcio Martins de Souza, Raniel Assis Monteiro dos Santos, Rosalina Maria de Mello Vieira, Simão Bernardo Sabadin da Costa e Virginia Gimenez Calbo.

Evento: Exposição: “Colorindo o túnel da memória 2013”

Data: 26 de junho a 10 de julho

Hora: Segunda a sexta, 8 às 21 horas; sábados, das 8 às 17 horas; dDomingos e feriados, das 8 às 12 horas.

Local: Hall da Secretaria do Cristóvão Colombo – Av Prof. Alberto Vollet Sachs, 2300 – Morumbi, Piracicaba.

Entrada: gratuita

Deixe um comentário