Exposição traz ilustrações de Rafael Coutinho inspiradas em obras de J.D. Salinger

Inspirada em obras do escritor norte-americano J.D. Salinger, exposição Três Histórias de Salinger estará em cartaz no mês de junho no SESI PIRACICABA.  A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de junho, conta com ilustrações em grafite do artista plástico e quadrinista Rafael Coutinho.

A mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP e fica em cartaz na unidade até o dia 29 de junho. A visitação é gratuita e pode ser feita durante os espetáculos do teatro e através de agendamento pelo telefone (19)3403-5928.

O artista se inspirou nos textos Gente Moça, Uma Vez por Semana não Vai te Matar e Vá Ver Eddie. As imagens reconstroem a Nova York dos anos de 1940-50 e sua juventude perdida do pós-guerra. É fácil preencher os vazios que os desenhos ilustram, ao reconhecê-los de filmes, séries e da íntima relação que se tem com a cultura americana.

A cidade compõe um cenário de glamour, intensa, pulsante, viva, enfrentando suas mazelas sociais. Foi nesse período que nasceu o rock and roll, a moda, o estilo e o comportamento adolescente. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio, apesar de viver recluso da cena literária, foi o porta-voz de uma nova geração de leitores.

 

Sobre o artista

Rafael Coutinho (1980) é designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela Unesp em 2004, produziu os curtas-metragens Aquele Cara, de 2006, e Ao Vivo, de 2008. Como quadrinista, participou das obras Bang Bang, da editora Devir, e Contos dos Irmãos Grimm, da Desiderata. Integrou o grupo Base-V na criação de murais, mostras e publicações de arte experimental. Publicou sua primeira graphic novel, Cachalote, pela Quadrinhos na Cia.; lançou a minissérie em quadrinhos Beijo Adolescente pelo portal IG e, na forma impressa, pela Editora Cachalote; colaborou como artista gráfico e cenógrafo da peça de teatro Puzzle, de Felipe Hirsch. Em 2014, foi curador da exposição Ocupação Laerte, com trabalhos de seu pai, a cartunista Laerte, para o Instituto Itaú Cultural.

 

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

 

SERVIÇO

Três Histórias de Salinger

Local: SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600

Datas e horários: Durante o mês de junho, durante os espetáculos de teatro ou através de agendamento pelo telefone (19)34035928

AVCB: 267227                  – validade: 23/10/2021

Alvará: 194352014             – validade: 14/03/2018

Informações: (19) 3403-5928 / 3403-5929 – [email protected]

Entrada gratuita

 

Deixe um comentário